Novo boletim do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral) aumenta para 158 o número de urnas que apresentaram problemas neste domingo (30) no segundo turno das eleições gerais de 2022. Destas, 97 tiveram falhas e 61 precisaram ser trocadas.

As substituições foram em Rio Brilhante, Corguinho, São Gabriel do Oeste, Maracaju, Naviraí, Água Clara, Antônio João, Paranaíba, Inocência, Costa Rica, Ladário, Aquidauana, Corumbá, Ponta Porã, Mundo Novo, Bela Vista, Campo Grande, Nova Andradina, e Novo Horizonte do Sul.

Tiveram que passar por ajustes ou por reinicialização e até troca de bobina algumas urnas em Aral Moreira, Bodoquena, Dourados, Douradina, Bataguassu, Ladário, Brasilândia, Jaraguari, Bandeirantes, Ladário, Nioaque, Água Clara, Coxim, Jaraguari, Miranda, Deodápolis, Glória de Dourados, e Fátima do Sul.

Mais cedo, o  já havia informado que 140 urnas apresentaram problemas, das quais 50 precisaram ser trocadas e 90 tiveram falhas.

A votação vai até às 16h, horário de Mato Grosso do Sul. São esperados 1.996.510 eleitores.

Segundo turno

É a 11ª vez que os sul-mato-grossenses elegem o governador. A primeira eleição foi em 1982 e esta é a quinta vez que a disputa será decidida em segundo turno. Quem vencer, tomará posse como o 12º governador em 1º de janeiro de 2023.

O voto é obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para analfabetos, maiores de 70 anos e pessoas com 16 e 17 anos.

Para votar, é necessário apresentar apenas um documento de identificação oficial com foto. Também é possível votar com a versão digital do título, obtida no e-Título, aplicativo gratuito da Justiça Eleitoral, caso a sua foto já apareça por lá.