A Prefeitura de Campo Grande anunciou a entrega da revitalização da Rui Barbosa para o mês de setembro e, no mês seguinte, haverá mudança de lado para embarque e desembarque do transporte coletivo que circulam no corredor de ônibus da via.

Assim como foi feito na Rua Brilhante, a Rui Barbosa recebeu 5 estruturas para estações de embarque no lado esquerdo da via, que tem corredor de ônibus com 6,1 km de extensão.

Para a diretora-adjunta da Agetran (Agência Municipal de Trânsito), Andréia Figueiredo, esse formato permite que o usuário embarque e desembarque com segurança, além de deixar livre as calçadas para os pedestres. “Colocar as estações no passeio público, tiraria o espaço de quem está a pé ,cadeirantes, mães levando os filhos no carrinho de bebê, além de dificultar o acesso aos estabelecimentos comerciais localizados perto dos pontos”, explica .

Outra melhoria que a prefeitura anunciou para os usuários do transporte coletivo é o ajuste dos semáforos, que irão abrir de forma sincronizada. Somada ao corredor exclusivo, a velocidade média dos ônibus vai subir e o tempo de viagem deve diminuir.

Outra diferença é que nas quadras com estações, não será permitido estacionamento. Dessa forma, a diretora da Agetran acredita que não haverá prejuízo ao tráfego de veículos.

Estações modernas

As 5 estações contarão com câmeras de monitoramento, wi-fi e iluminação inteligente – que aumenta a luminosidade enquanto o passageiro espera pelo ônibus -.

Ao longo do corredor de ônibus da Rui Barbosa, entre a Rua Chile e a Avenida Mato Grosso, estão programadas estações na esquina da Rua Cândido Mariano; entre a Avenida Afonso Pena e a Rua Barão do Rio Branco. No trecho acima da Avenida Fernando Correa da Costa, as estações ficarão nas seguinte quadras: entre a Afonso Pena e Barão do Rio Branco; entre as ruas Calarge e Tonico de Carvalho; entre as ruas Bariri e Professor Severino Ramos de Queiroz; e as ruas Aluizio de Azevedo e a Rua Dr.Aníbal de Toledo.

Confira o vídeo de como vai ficar a ‘nova’ Rui Barbosa:

Tocador de vídeo