Pular para o conteúdo
Cotidiano

Nascente que já teve peixes é alvo de drenagem irregular em Campo Grande, denunciam moradores

Moradores relatam que a nascente existe há anos, e que a retirada da água por parte da empresa tem gerado degradação ambiental no local
Ranziel Oliveira -
Nova Campo Grande, drenagem de água
Caminhão da empresa que está drenando a água (Foto: Leitor Midiamax)

Moradores do Bairro Nova denunciaram drenagem supostamente irregular de água em uma nascente da Rua 50, quase esquina com a Rua 55. Segundo quem mora na região, a área é uma nascente que já teve peixes e era possível até nadar, mas depois da intervenção de uma empresa de construção, o local estaria passando por intenso processo de degradação ambiental.

Uma idosa de 66 anos, que terá a sua identidade preservada, relatou que o lugar era reduto de animais silvestres e um atrativo para os moradores. “Era lindo, você via a água branquinha nascer do chão, você via peixes e dava para nadar. Mas agora estão acabando com a nossa mina”, disse ela.

Morando há 11 anos na região, ela viu o local se transformar. “Acabaram com a nossa mina, virou lama. Dá 6h da manhã e os caminhões estão aqui, e não é só um. Fica uma fila. Nem as capivarinhas vêm mais, optei por morar aqui pelo ar fresco do mato e os animais. Mas isso está desgostoso, estão acabando com a natureza. Meu filho cresceu aqui, liguei pra ele contando e ele também se chateou”, disse.

Nova Campo Grande, drenagem de água
Tubulação usada para drenar a água (Foto: Leitor Midiamax)  

Moradora da região há mais de 20 anos, uma mulher de 38 anos relatou que a movimentação é diária e acontece há vários meses. “Aqui é uma nascente, começa ali e vai descendo pela mata. Eles fazem isso desde quando começou o asfalto, tem mais de um ano. Eles vêm de 3 a 4 vezes no dia. É movimentação de caminhão-pipa o dia inteiro”, disse ela.

Prefeitura diz que é ‘acúmulo de água da chuva’

O Jornal Midiamax solicitou esclarecimentos da (Prefeitura Municipal de Campo Grande), questionando se a empresa denunciada pelos moradores — a Artec Construtora S/A, responsável pelas obras de pavimentação na região — tem autorização para realizar a drenagem, se o local é uma área de preservação ambiental e qual seria a atitude do município em relação ao caso.

Em nota, a Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) informou que no local foi construído um dissipador de energia, uma estrutura para reduzir a velocidade da enxurrada antes de escoar para a rede de drenagem. O município diz que não há nascente na área, apenas o acúmulo de água da chuva, que quando a obra estiver pronta vai ser captada pela tubulação.

Nova Campo Grande, drenagem de água
Conforme biólogo, a vegetação no entorno é nativa e densa, deixando o local propício para brotar água (Foto: Leonardo de / Jornal Midiamax)

O que diz o especialista

Analisando as imagens, o biólogo José Milton Longo explicou que o local é muito propício para formar um fluxo de água permanente. “Onde você tem uma massa arbórea densa é super propício para brotar água, principalmente em áreas onde tem nascente. Quando você restaura a vegetação em áreas de nascentes, a tendência é que a água volte a brotar. E nesse caso nem é restauração, é mata nativa”, explicou.

“Pelo jeito que [o local] está, faz tempo que existe. Então é permanente, com pouco fluxo de água, mas é permanente”, disse ele.

Questionada, a Águas Guariroba informou que serviços de drenagem em Campo Grande são de responsabilidade do município. A Águas Guariroba é encarregada dos serviços de manutenção, tratamento, abastecimento de água e manutenção, tratamento e implantação de da cidade. O direcionamento, estrutura da rede de drenagem de águas pluviais são de administração do município.

O Jornal Midiamax solicitou o posicionamento da Artec Construtora S/A via email, mas até a publicação desta matéria não obtivemos retorno. O espaço segue aberto para esclarecimento.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Expogrande oferece cinco pontos de hidratação com água gelada gratuita 

correios

Correios abre leilão de dois imóveis no Centro de Campo Grande

‘Drive da Vacinação’ forma fila extensa de carros e espera chega a 40 minutos 

Com dinheiro em caixa, Adriane pretende cumprir a meta de zerar fila por vagas em Emeis

Notícias mais lidas agora

Primeiro trimestre em MS fecha com aumento de 10% em crimes violentos

Com tecnologia de scanner 3D, perícia ‘refez’ pela 1ª vez cena de crime bárbaro em MS

bandeirantes eleitores eleição suplementar dejavu

Eleitores de Bandeirantes vivem déjà vu com indefinição de nova eleição: “desanimador”

Serc/UCDB realiza venda de sobá para custear viagem à Supercopa de Futsal em SC

Últimas Notícias

Política

Vander lança pacote de investimentos de R$ 3,5 milhões para UFMS na segunda

Ao longo de 10 anos, deputado federal já destinou mais de R$ 25 milhões para projetos

Famosos

Ana Maria Braga se casa com Fabio Arruda em cerimônia intimista em São Paulo

Discreta, Ana Maria Braga celebrou a união com Fabio Arruda em uma cerimônia feita em sua casa, em São Paulo; saiba detalhes de como foi

Brasil

Chuvas deixam mais de 100 desalojados em Angra dos Reis

Defesa Civil mantém alertas de risco muito alto para deslizamentos

Brasil

Projeto prepara professores para a inclusão de alunos com TDAH

Próximo ponto de capacitação será no Pará, ainda em abril