Apelidado pelos jovens como “nevou”, o cabelo platinado está em alta novamente no Brasil, principalmente no público masculino. Nos salões de beleza de Campo Grande, a procura pelo “visual do verão” é significativa, mas, embora possa ser feito em qualquer tipo de cabelo, profissionais alertam para os riscos de fazer o procedimento em casa.

A cabeleireira Immanuelle Abrahão Velasquez tem um salão no Jardim Centenário e conta da grande procura, na maior parte de adolescentes, para entrar na moda desde o início do verão. “A própria mudança no termo de platinar o cabelo para ‘nevou’ veio das redes sociais, e essa mudança fez o movimento influenciar mais pessoas a fazer no cabelo. Acredito que essa tendência dure o verão todo”.

Ela recomenda que o ideal é procurar um profissional para realizar o procedimento, já que além de cuidado com o couro cabeludo, os fios de cabelo podem sofrer danos com a descoloração, como o ressecamento, queda ou quebra dos fios. “Existe risco de fazer em casa sem alguém que entende, além de cair o cabelo, podem surgir feridas por aplicar várias vezes o produto, principalmente se a pessoa for alérgica, o que pode ser bem perigoso”, explica.

Preferência dos jovens

O barbeiro Jhonatan da Rocha Alves Martinez viu o aumento melhorar na busca pela tendência na barbearia do bairro São Conrado. Ele conta que, mesmo com o processo trabalhoso de platinar os fios, os jovens não desistem do processo.

“A procura sempre vem mais no fim do ano, por conta das festas. O processo de descolorir é feito primeiro nas pontas do cabelo e a segunda mais próximo do coro cabeludo. Algumas pessoas podem ter alergia, requer mais cuidado, mas o processo é trabalhoso já que a mistura do pó descolorante com a água oxigenada causa uma irritação no couro”, disse.

Os cuidados continuam mesmo após sair do salão, os clientes devem seguir as recomendações para manter o visual ‘nevoso’. “O cabelo platinado requer mais cuidados, eu recomendo que usem máscaras e shampoo matizador, para não ter risco de amarelar os fios”, finaliza.