Cotidiano

'Nevou': Cabelo platinado volta à moda em Campo Grande, mas cabeleireiros alertam para cuidados

Além da influência das redes sociais, moda retorna no verão

Karina Campos Publicado em 12/01/2022, às 08h30

Para profissionais, tendência pode durar até o verão
Para profissionais, tendência pode durar até o verão - (Foto: Divulgação/Immanuelle Velasquez)

Apelidado pelos jovens como “nevou”, o cabelo platinado está em alta novamente no Brasil, principalmente no público masculino. Nos salões de beleza de Campo Grande, a procura pelo "visual do verão" é significativa, mas, embora possa ser feito em qualquer tipo de cabelo, profissionais alertam para os riscos de fazer o procedimento em casa.

A cabeleireira Immanuelle Velasquez tem um salão no Jardim Centenário e conta da grande procura, na maior parte de adolescentes, para entrar na moda desde o início do verão. “A própria mudança no termo de platinar o cabelo para ‘nevou’ veio das redes sociais, e essa mudança fez o movimento influenciar mais pessoas a fazer no cabelo. Acredito que essa tendência dure o verão todo”.

Ela recomenda que o ideal é procurar um profissional para realizar o procedimento, já que além de cuidado com o couro cabeludo, os fios de cabelo podem sofrer danos com a descoloração, como o ressecamento, queda ou quebra dos fios. “Existe risco de fazer em casa sem alguém que entende, além de cair o cabelo, podem surgir feridas por aplicar várias vezes o produto, principalmente se a pessoa for alérgica, o que pode ser bem perigoso”, explica.

Preferência dos jovens

O barbeiro Jhonatan da Rocha Alves Martinez viu o aumento melhorar na busca pela tendência na barbearia do bairro São Conrado. Ele conta que, mesmo com o processo trabalhoso de platinar os fios, os jovens não desistem do processo.

“A procura sempre vem mais no fim do ano, por conta das festas. O processo de descolorir é feito primeiro nas pontas do cabelo e a segunda mais próximo do coro cabeludo. Algumas pessoas podem ter alergia, requer mais cuidado, mas o processo é trabalhoso já que a mistura do pó descolorante com a água oxigenada causa uma irritação no couro”, disse.

Os cuidados continuam mesmo após sair do salão, os clientes devem seguir as recomendações para manter o visual ‘nevoso’. “O cabelo platinado requer mais cuidados, eu recomendo que usem máscaras e shampoo matizador, para não ter risco de amarelar os fios”.

A tendência tem influência de jogadores de futebol, cantores e até da família, como  Igor Patrick Abrão, que foi acompanhar o irmão no salão e revolver se jogar na moda. “Fizemos literalmente ao mesmo tempo. Não foi a primeira vez que fiz, fica bonito e é difícil não se acostumar, desde que seja feito por quem sabe fazer. Depois eu colori, mas ele não ficou amarelo com facilidade, mas decidi colocar um azul depois”, finaliza.

Jornal Midiamax