Uma gestante deu à luz na ambulância do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Naviraí neste sábado (24), véspera de Natal, em Mato Grosso do Sul. Os socorristas auxiliaram a gestante durante o trabalho de parto no bairro Jardim Paraíso.

A ocorrência aconteceu por volta das 17h15 deste sábado. Quando a equipe do Samu chegou ao local, se deparou com uma gestante de 32 anos que estava em trabalho de parto. A bolsa havia rompido e como começava a fase ativa do parto, os socorristas do Samu deixaram a mãe tranquila e realizaram o parto com sucesso dentro da viatura.

Após garantirem a chegada da criança ao mundo com saúde, mãe e o recém-nascido foram encaminhados para o Hospital Municipal para receberem os cuidados no intra-hospitalar.

A equipe do Samu, telefone 192, que realizou o procedimento, foi composta pelo Técnico em enfermagem Luiz Claudecir, Auxiliar de Enfermagem Verônica Almeida Costa Luciano e o Condutor socorrista Carlos Alvares.

Entre 1º de janeiro e 24 de dezembro de 2022, o Samu de Naviraí prestou 2.840 atendimentos. Foram 2.000 atendimentos clínicos, 500 traumas, 158 psiquiátricos, 87 obstétrico, 94 pediatria e 1 neonato.

Terceiro nascimento antes de chegar no hospital nas últimas 24h

Além do parto realizado em Naviraí, mais duas crianças nasceram antes de chegar ao hospital em Mato Grosso do Sul. A doula Tatiana Marinho, de 43 anos, experiente no ramo há 18 anos, poucas vezes passou por uma emoção do tipo, porém, conseguiu ajudar os pais de um bebê, que nasceu na Avenida Gunter Hans, em Campo Grande, nesse sábado (24).

“O pai manteve a calma. A mãe estava um pouco mais nervosa, mas, no fim deu tudo certo. Eu fiquei ali, por ligação de vídeo, orientando, pedindo para ela respirar. Eu falava: ‘Não puxa o neném, deixa ele sair sozinho’. E depois falei para não esquecer de cobrir o bebê, porque não podia passar frio”.

O Corpo de Bombeiros também ajudou outro casal na avenida Ministro João Arinos, encontrados por acaso. Na ocasião, os pais estariam a caminho da maternidade, porém, não deu tempo.

Da mesma forma, o bebê já estava “coroando”, quando os militares ajudaram no parto e acionaram a “viatura avançada”. Com a presença do médico, terminaram o parto com sucesso.