Na espera por asfalto, moradores enfrentam barro e poeira no Nova Lima: ‘quando chove não dá para sair’

Moradores contam que em dias de forte chuva, o barro impede até mesmo as crianças de irem para a escola; espera por asfalto continua

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Ruas possuem espaços com grande quantidade de areia e partes com crateras.

Ainda no ano passado, os moradores do bairro Nova Lima, em Campo Grande, puderam imaginar os dias de poeira e lama chegarem ao fim. Na época, a empresa GTA Projetos e Construções LTDA venceu o processo de licitação para a pavimentação de diversas vias do bairro. Um ano depois, a espera pelo asfalto continua e a esperança dos moradores diminui.

No bairro, a chegada do asfalto é tratada quase como lenda ou mito. Em uma conveniência, um homem, que preferiu não se identificar, comenta sobre a frustração dos moradores. “Eu tenho um amigo que mora em uma dessas ruas, até gora nada de asfaltado. Dia de chuva ou vento forte ele sofre”, comentou o morador.

Emerson Rosa Barbosa ainda espera por asfalto
Há 23 anos morando no bairro, Emerson Rosa Barbosa ainda espera por asfalto. (Foto: Leonardo de França/Midiamax)

Em 2021, o município anunciou a pavimentação de 31 ruas e recapeamento de outras 6, abrangendo o quadrilátero formado pelas Ruas Zulmira Borba, Cônsul Assaf Trad, Gualter Barbosa e Lino Vilacha. Emerson Rosa Barbosa, de 41 anos, mora na mesma casa há 23 anos, em uma esquina localizada no quadrilátero que deveria receber o asfalto, mas até agora nada.

Ele comenta que os dias de chuva são os piores por conta das condições da via onde reside. “Junta muito barro e complica para andar, até mesmo de carro por que existe o risco de atolar ou estragar alguma coisa”, comentou. O morador disse que já precisou deixar de levar os filhos na escola por conta do barro e chuva.

O mesmo ocorre com Aline dos Santos, de 27 anos, que mora no bairro há seis meses e recorda ter se espantado com a situação. Antes morando em uma rua de asfaltada, Aline não imaginava por quais “perrengues” passaria na nova residência. Nos dias secos a poeira é a grande vilã, invalidando varandas e quartos, manter a casa limpa se torna uma verdadeira luta. Mas os dias mais assustadores são aquele são aqueles com chuva.

Aline dos Santos ainda espera por asfalto
Aline dos Santos comenta já ter deixado de levar os filhos para a escola por conta das condições das ruas. (Foto: Leonardo de França/Midiamax)

“Quando chove vem tudo, barro, sujeira. Fica imundo. Não dá para sair, às vezes nem carro passam por que formam crateras”, comentou a moradora. Ela relembra que também já deixou de levar as crianças para a escola por conta do barro e poças formadas na rua de sua casa. “É complicado porque aqui só tem asfalto nas [ruas] principais o meio do bairro e só terra”, disse a moradora.

Por meio de nota, a Prefeitura de Campo Grande afirmou que a previsão é de que as obras terminem no mês de abril.

Espera por asfalto começou em dezembro

Licitação para pavimentação da etapa D no Bairro Nova Lima, em Campo Grande, classificou a GTA Projetos e Construções LTDA. O aviso de resultado foi publicado no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande) do dia 16 de dezembro de 2021.

Conforme divulgado pelo município, serão asfaltadas 31 ruas e recapeadas outras 6, abrangendo o quadrilátero formado pelas Ruas Zulmira Borba, Cônsul Assaf Trad, Gualter Barbosa e Lino Vilacha. Duas concorrências públicas referentes aos lotes C e D, para terminar a pavimentação do bairro que tem cerca de 40 mil habitantes, foram abertas em setembro.

Entre as vias que serão asfaltadas, está a terceira pista da Avenida Cônsul Assaf Trad prolongada em mais 1 km, da Zulmira Borba até a Lino Vilacha — acesso ao Hospital São Julião —, que no trecho inicial será alargada e recapeada, complementando o serviço feito há dois anos, quando foi asfaltado o Jardim Anache.

Nas outras duas etapas, a terceira pista da Cônsul foi feita da Rua Alfredo Borba até a Rua Jacinto Máximo.

Conteúdos relacionados