A SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) realiza no sábado (19) mutirão de atendimento em combate ao câncer de pele. O Serviço será gratuito e os pacientes com indicação serão diagnosticados e tratados no mesmo dia, respeitando a capacidade de atendimento.

A ação acontece entre as 8h e 15h, no Ambulatório de Dermatologia do Hospital Universitário, localizado Av. Senador Filinto Müller, 1 – Universidade Federal. O atendimento é por procura espontânea sem agendamento. A única exigência é portar o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde).

Segundo a presidente da SBD-MS, Daniela Rodrigues, agir de forma preventiva é a melhor maneira de prevenir o câncer de pele. “Ano passado não realizamos atendimento presencial por conta da pandemia, então fizemos uma ação de conscientização. Porém, este ano estamos aguardando a população para comparecerem e façam suas consultas e devidos procedimentos caso haja necessidade”, explica.

Prevenção

O câncer de pele pode se manifestar como uma pinta ou mancha, geralmente acastanhada ou enegrecida, como também uma ferida que não cicatriza. A regra do ABCDE ajuda na suspeita de uma lesão maligna e sinaliza que um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia deve ser procurado.

A= lesão assimétrica
B= bordas irregulares
C= alteração de cor
D= diâmetro maior que 6 mm
E= evolução ou modificação da lesão