Pular para o conteúdo
Cotidiano

Música alta no carro pode fazer mal para a audição, indica especialista

O uso de volume elevado do som do carro pode causar danos severos a audição, de acordo com pesquisas
Fernanda Feliciano -
Reprodução/Internet

A música, apesar de ajudar a relaxar e passar o tempo durante os congestionamentos. No entanto, segundo pesquisas, volumes muito altos podem prejudicar a audição. Isso porque, em ambientes fechados, como nos carros, o som fica concentrado, não se propaga. E a partir de 85 decibéis de intensidade, o pode causar danos cada vez mais severos às células ciliadas e aos nervos internos da orelha. Quanto mais frequente for esse hábito, pior.

A fonoaudióloga e especialista em Audiologia na Telex Soluções Auditivas, Rafaela Cardoso, cita alguns sinais de danos auditivos. “Zumbido constante ou passageiro, sensação de ouvido tampado, dificuldades para ouvir e entender o que as pessoas falam, são sinais que podem indicar danos auditivos em quem coloca o som muito alto no carro ou frequenta ambientes barulhentos com frequência. Fique alerta! Se este for o seu caso, procure um médico otorrinolaringologista para checar como anda a sua audição”, aponta.

Além disso, o volume do som dentro de um carro pode chegar a 100 decibéis, pois também é preciso considerar ruídos provenientes da rua, do trânsito e conversas com outros passageiros no veículo. Tudo isso, somado, é bastante prejudicial à saúde auditiva.

“Quem gosta de ouvir música ao dirigir, basta manter o volume do áudio dentro do limite seguro. Mas como saber esse limite? É preciso observar se o motorista consegue ouvir o que os outros passageiros falam, inclusive os do banco de trás, além dos sons externos da rua”, orienta a fonoaudióloga.

De acordo com pesquisas, a ao som alto, todos os dias, apenas durante 1 hora, já causa perda auditiva de grau leve, em cinco anos. A perda auditiva ocorre de forma cumulativa, ou seja, pode não se manifestar instantaneamente, mas seus efeitos serão sentidos mais tarde.

“O som entra pelo conduto auditivo até chegar à cóclea, onde ficam as células ciliadas, que são os receptores sensoriais do sistema auditivo. Com a exposição intensa e frequente a altos volumes sonoros, essas células vão morrendo e a audição vai diminuindo de forma lenta, mas progressiva, podendo se agravar no decorrer dos anos. Aí, nesses casos, a melhor solução para recuperar a audição é o uso de aparelhos auditivos”, explica a especialista da Telex.

Ademais, ouvir música alta no carro também pode trazer prejuízos financeiros, pois a prática é considerada infração grave pelo (Conselho Nacional de Trânsito). O som em excesso atrapalha e incomoda outros motoristas, pedestres e moradores; e ainda afeta o funcionamento de escolas e hospitais.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Desvio de ração dentro de fábrica termina com três pessoas presas em Dourados

Vai viajar no feriado? Confira os trechos interditados na BR-163 em MS

caça ao tesouro voucher tatuagem

Tatuador esconde vouchers de tatuagem pela cidade e faz ‘caça ao tesouro’ em Campo Grande

Bruno Henrique é indiciado pela PF por forçar cartão para beneficiar apostas

Notícias mais lidas agora

CNMP inclui na pauta recurso contra Alexandre Magno uma semana após indicação para conselho

Após perder eleição, Reinaldo volta a processar adversário político que o chamou de corrupto

detran

Servidor perde cargo de gerente do Detran-MS após desejar morte de Bolsonaro

Veículo disponível no leilão

De Corolla a CG 160, leilão do Detran-MS tem 74 veículos aptos para circulação

Últimas Notícias

Cotidiano

Campo Grande está sob alerta de chuvas intensas nesta quarta-feira; confira como se proteger

Estão previstas chuvas de até 50mm de chuva e ventos intensos

Política

União destina R$ 10 milhões em imóveis para Corumbá e avança na regularização com ribeirinhos

Superintendência do Patrimônio ainda trabalha para transferir ao município a titularidade do Centro de Convenções

Trânsito

Carreta tomba na BR-060 e pista é interditada em Paraíso das Águas

Parte da pista foi interditada, exigindo atenção redobrada dos motoristas que trafegam pela região. 

Famosos

Galã de novelas mexicanas, William Levy é preso nos Estados Unidos; entenda

Conhecido por novelas mexicanas do SBT, William Levy foi parar atrás das grades na Flórida, Estados Unidos; entenda o que aconteceu com o ator