O município de Caracol, a 370 quilômetros de Campo Grande, decretou ‘situação de emergência’ na área urbana e rural. Cidade foi afetada por tempestade intensa no dia 13 de novembro, o que culminou em vários estragos na região com prejuízos que ‘ultrapassam a capacidade de resposta do município afetado’.

Conforme publicado no DOE desta quarta-feira (30), a chuva e vento fortes atingiram cerca de 500 casas, afetou a prefeitura, derrubou uma torre de televisão, destelhou parte do hospital e da Unidade Básica de Saúde, ocasionando em sérios prejuízos econômicos e sociais.

A zona rural também foi afetada, com o tombamento de inúmeras árvores que atingiram estradas vicinais e de acesso às propriedades rurais. Bem como destruição de galpões, estruturas de confinamento de gado, mangueiros e casas.

Dessa forma, o decreto tem prazo de 180 dias e Estado autoriza a mobilização de todos os órgãos estaduais para atuarem, sob a coordenação da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC/MS), nas ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução.

Voluntários também podem ser convocados para reforçar as ações e campanhas de arrecadação para a comunidade atingida.