Pular para o conteúdo
Cotidiano

MS vê aumento de casos de dengue e tem pior semana epidemiológica desde junho

Já são 21 mortes pela Dengue em Mato Grosso do Sul em 2022
Fábio Oruê -
dengue
Larvas do mosquito da Dengue (Reprodução)

Boletim epidemiológico divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) divulgado nesta quarta-feira (16) trouxe um dado alarmante para Mato Grosso do Sul. A semana epidemiológica 45, referente 6 a 12 de novembro, traz um aumento de casos não visto desde junho.

Conforme o documento, a SE 45 teve 606 novos casos prováveis de , um aumento de 165 registros em comparação com SE 44. Esse é o maior número registrado desde a SE 23, que teve 850 casos.

Durante todo o ano, MS já registrou 23.826 casos e está com 848,1 de incidência. tem a pior incidência do Estado (6.484,0), que leva em questão a relação entre o número de caso (1.765) e a população (27.221).

, até o momento, registrou 8.230 casos possíveis de Dengue. Além disso, o Estado tem 57 municípios com alta incidência epidemiológica.

Já são, também, 21 mortes pela doença em MS em 2022. O novo óbito incluído no boletim é de uma mulher, de 21 anos, em Miranda. Ela morreu no dia 9 de novembro e não tinha nenhuma comorbidade relatada.

Mutirão da Dengue

A SES, em parceria com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) de Campo Grande e o Ministério da Saúde, realiza nesta quinta-feira (17), às 9 horas, o ‘Dia D’ de Combate ao , no Parque Olímpico Ayrton Senna, no bairro Aero Rancho.

A ação tem como objetivo chamar atenção da população quanto a Dengue, Zika e Chikungunya. Segundo o secretário de Estado de Saúde, Flávio Britto, a população precisa estar atenta quanto as arboviroses.

“É preciso que todos nós reservemos pelo menos, 15 minutos, para cuidar da nossa casa, dos nossos quintais. Toda a comunidade precisa estar engajada, 80% dos reservatórios do estão na nossa casa. Não deixe água parada, o período das chuvas retornou e nós precisamos ficar mais atentos. Infelizmente, a Dengue continua fazendo vítimas no nosso Estado”, disse.

Como combater o mosquito da Dengue?

O combate ao mosquito Aedes aegypti é de extrema importância. Além da Dengue, o mosquito também é responsável pela transmissão de duas graves enfermidades: a Zika e a Febre do Chikungunya.

Para controlar a proliferação do mosquito é preciso evitar água parada, em qualquer época do ano, mantendo bem tampado tonéis, caixas e barris de água, caixas d’agua; acondicionar pneus em locais cobertos; remover galhos e folhas de calhas; não deixar água acumulada sobre a laje; encher pratinhos de vasos com areia até a borda ou lavá-los uma vez por semana e fazer sempre a manutenção de piscinas.

Além disso, é importante trocar água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana; colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas; fechar bem os sacos de lixo e não deixar ao alcance de animais; manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo; tampar ralos; catar sacos plásticos e lixo do quintal, entre outras medidas que impeçam o acúmulo de água e de sujeiras.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Vai sair? Confira as interdições deste fim de semana em Campo Grande

Vem aí? Britney Spears é cotada para megashow gratuito em Copacabana

Carreta carregada com carne tomba no trevo de anel viário em Nova Andradina

Liderada por sul-mato-grossenses: entenda papel da comissão que pode reverter ‘tarifaço’ de Trump

Notícias mais lidas agora

Maracaju diz que indústria chinesa ‘abandonou’ crédito de R$ 1,4 milhão em ISSQN

‘Fruta do momento’: sítio na Capital produz morango há mais de 2 anos em cultivo orgânico

VÍDEO: Colisão que terminou com morte teve moto arrastada por ambulância em rodovia

Ataques israelenses matam pelo menos 25 palestinos que buscavam ajuda em Gaza

Últimas Notícias

Política

Bolsonaristas manifestam em Campo Grande e Dourados contra Moraes e Lula

Enquanto na Capital faixas marcam cruzamento de avenidas, em Dourados vice-prefeita adesiva carros

MidiaMAIS

VÍDEO: Mistérios cercam hotel desativado que ganhou fama de mal-assombrado em Dourados

Hotel foi desativado nos anos 2000 e hoje parece até cenário de filme de terror

Transparência

Por R$ 2,5 milhões, Miranda terá nova creche e escola em 2026

Empresa J. C. B. Miranda LTDA será a responsável pela obra

Cotidiano

“Se cair, mata alguém”: moradores da Capital temem queda de árvore em chamas

Árvore de grande porte começou a pegar fogo há cerca de uma semana e permanece queimando