O estado de possui mais de 90% da população adulta imunizada com pelo menos duas doses ou dose única. 

De acordo com secretário estadual de , e a secretária adjunta da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Christine Maymone, em live semana da Prosseguir, o número de pessoas vacinadas contribui para a melhoria do cenário de internações em MS. “O Estado atingiu marca de vacinação de 91,7% de 18 anos acima, completamente imunizados, e isso é importante para que a gente não tenha ocupação de maneira tão agressiva nos leitos hospitalares”, enfatiza Riedel. 

Além disso, o secretário estadual de infraestrutura também esclarece que haverá mobilização para o aumento de testes nos municípios. “Além de manter a capacidade hospitalar em todo o Estado, o governo trabalha para que não falte testes aos municípios, para que gente possa entregar para população conhecimento que ela precisa ter para se comportar de maneira a não propagar o vírus”, declara Eduardo Riedel. 

Conforme boletim epidemiológico divulgado pela SES, a média móvel subiu de 114,1 no dia 3 de janeiro para 131,1 nesta quarta-feira (19). Assim como a média de mortes subiu de 1,1 para 3,1, em relação ao mesmo período. 

Medidas de restrição?

Apesar do cenário epidemiológico de surto de casos de Covid-19, Eduardo Riedel explica que não haverá medidas restritivas no Estado, por ora. A justificativa se concentra no fato do índice da taxa de ocupação de leitos de UTI por covid corresponder a 13% do total, que é de 60%.