MS é o quarto estado brasileiro com menor índice de internação em UTI por covid-19
Mato Grosso do Sul teve 947 novos casos de Covid nas últimas 24 horas
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Mato Grosso do Sul é o 4º estado com menor índice de internações por covid-19 em leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Adulto, segundo o boletim extraordinário do Observatório Covid-19 Fiocruz, divulgado nesta sexta-feira (7). Atualmente esse é o único dado atualizado que pode ser usado pelos pesquisadores.
Em comparação aos registros obtidos em 20 de dezembro de 2021, dados relativos a 5 de janeiro de 2022 mostram aumentos relevantes no número de pacientes internados nesses leitos. Com 15%, MS aparace com classificação baixa e está ‘atrás’ do Rio de Janeiro (9%), Acre (10%) e Minas Gerais (13%).
Os indicadores de leitos abordam uma das etapas da infecção e evolução dos casos – a última e mais grave é o óbito, informação que não se encontra em função do “apagão” de dados. As taxas passam a refletir, em muitos estados, também a ocupação de leitos por outras causas como a Influenza, embora ainda predomine a Covid-19, segundo a Fiocruz.
Quatro estados encontram-se na zona de alerta intermediário e21 estados e o Distrito Federal encontram-se fora da zona de alerta. Entre as capitais, três estão na zona de alerta crítico: Fortaleza (85%), Maceió (85%) e Goiânia (97%). Três estão na zona de alerta intermediário: Palmas (66%), Salvador (62%) e Belo Horizonte (73%).
As demais, com taxas divulgadas, estão fora da zona de alerta: Campo Grande (47%), Porto Velho (44%), Rio Branco (10%), Manaus (34%), Macapá (40%), São Luís (30%), Natal (34%), João Pessoa (32%), Vitória (56%), Rio de Janeiro (2%), São Paulo (35%), Curitiba (46%), Florianópolis (42%), Porto Alegre (57%), Cuiabá (36%) e Brasília (57%).
O órgão salienta que as taxas observadas não são comparáveis àquelas verificadas no pior momento da pandemia, há quase um ano, considerando a redução no número de leitos destinados à Covid-19.
“Ainda é precoce, desta forma, afirmar que há uma nova pressão sobre os leitos de UTI, baseado apenas nos dados disponíveis e apresentados aqui. Entretanto, cabe manter a atenção sobre a evolução do indicador”, diz o texto.
Covid em MS
Mato Grosso do Sul teve 947 novos casos de Covid nas últimas 24 horas, sendo 323 deles em Campo Grande. Com as pessoas retornando das férias e maior número de testagens, os registros da doença aumentam a cada dia e a secretária-adjunta de Saúde, Christine Maymone, ressaltou que agora “estamos colhendo o fruto amargo das aglomerações de fim de ano”.
Notícias mais lidas agora
- Adolescente tinha salário roubado pela mãe e diz ter usado cocaína pela 1ª vez para cometer o crime
- MAPA: Confira onde ficam os radares que mais multam em Campo Grande
- VÍDEO: câmera flagrou acidente que deixou motociclista gravemente ferido no São Jorge da Lagoa
- Preso com 52 quilos de cocaína em Campo Grande é executado a tiros na fronteira
Últimas Notícias
Dois são presos em flagrante por incêndio em vegetação no Nova Lima
Equipe da Polícia Militar foi acionada para averiguar denúncia do incêndio
STJD define data de julgamento do pedido de Corinthians e Vasco da semifinal da Copa do Brasil
Outros sete casos também serão julgados neste dia
TRE-MS lembra que partidos já podem fazer entrega da prestação de contas
Entrega das mídias pode ser feita de maneira online
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.