é o Estado que mais exporta filé de tilápia do país. Com isso, pretende ampliar a produção de peixes, passando de 36,4 mil toneladas produzidas em 2021 para até 55 mil toneladas este ano, com a possibilidade de construção de um frigorífico no município de Inocência.

Projeto de construção do frigorífico da carne de tilápia foi apresentado ao prefeito Antônio Ângelo Garcia dos Santos, pelo secretário da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Produção, Desenvolvimento e Familiar), Jaime Verruck, e pela empresária, Leida Cristina Mendes Queiroz.

O investimento será de R$ 10 milhões para construção de uma planta industrial para beneficiar até cinco toneladas de tilápia ao dia, com potencial de geração de 100 empregos diretos. Os recursos devem vir do FCO (Fundo Constitucional do Centro-Oeste), além de receber incentivos fiscais dentro do (Programa de Incentivos para Desenvolvimento Econômico e Social de Campo Grande).

Segundo Verruck, o Pro-Peixe (Plano Estadual de Fortalecimento da Cadeia Produtiva da Piscicultura no Estado de Mato Grosso do Sul) será ativado e a ideia é estimular os produtores a criar tilápias para atender o frigorífico. “Temos uma série de produtores com tanques escavados e que podem passar a produzir o peixe para fazer o suprimento da fábrica”.

Tilápia

A tilápia nada rápido nas águas dos rios e tanques de piscicultura do Estado. Hoje, a espécie responde por 30,2% do volume de abates de peixe criado em tanques no Brasil, conforme dados do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). 

Ao todo, o Estado produziu 16,2 milhões do pescado no ano passado, enquanto o país chegou a 53,7 milhões em volume abatido. Mato Grosso do Sul foi o estado maior exportador de tilápia, com US$ 6,7 milhões, mais de 90% da produção de tilápias do Estado se concentra em cinco municípios: com 40,97%, Selvíria com 32,99%, Brasilândia com 6,21%, com 5,68% e Itaporã responsável por 4,21%.

As empresas GeneSeas e Tilabras possuem contratos de outorga de uso das águas dos lagos das usinas de Jupiá e Ilha Solteira, na divisa com São Paulo, para criação de tilápia em tanques-rede e são as maiores produtoras de pescado do Estado.

O Pro-Peixe foi criado em 2020 com o objetivo de aumentar ainda mais a competitividade do pescado e das indústrias instaladas no Estado, a partir de uma reformulação do Programa Peixe Vida. Atualmente, Mato Grosso do Sul já é o maior exportador de filé de tilápia do país e neste ano deverá ter a primeira indústria frigorífica do pescado enlatado no Brasil.

Com assessoria