Pular para o conteúdo
Cotidiano

Se programe: Mato Grosso do Sul ainda tem dois feriados prolongados em 2022 antes do Natal

Feriados prolongados são um prato cheio para o turismo faturar
Fábio Oruê -
rodoviária feriados viagem
Feriados são datas oportunas para viagens (Foto: Nathalia Alcântara/Jornal Midiamax)

O ano já entrou no último quadrimestre (setembro a dezembro), com vários feriados ainda para acontecer – incluindo dois prolongados. Ao todo, ainda tem 9 feriados (estaduais e nacionais) pela frente.

A clássica Semana do Saco Cheio deve acontecer na segunda semana de outubro (entre 8 e 12). Inclusive, o Dia do Servidor Público, que acontece no dia 28 de outubro, foi antecipado para 10 de outubro. Alguns locais, inclusive, podem aproveitar o embalo e incluem também os dias 13 e 14.

Com isso, o combo do ‘Saco Cheio’ começa no fim de semana (8 e 9 de outubro), seguido pelo dia do Servidor (10), Criação do Estado de MS (11) e finalizando com o feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida.

O outro feriado prolongado acontece por conta de 15 de novembro, para o feriado de Proclamação da República, que cai em uma terça-feira. Rotineiramente as instituições costumam emendar e prolongar a data, promovendo um feriadão de 12 a 15 de novembro.

Confira os demais feriados do ano:

  • 7 de setembro – Independência do Brasil (feriado nacional)
  • 10 de outubro – Dia do Servidor Público (ponto facultativo) – antecipação do dia 28 de outubro
  • 11 de outubro – Criação do Estado (feriado estadual)
  • 12 de outubro – Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional)
  • 2 de novembro – Finados (feriado nacional)
  • 15 de novembro – Proclamação da República (feriado nacional)
  • 24 de dezembro – Véspera de Natal (ponto facultativo)
  • 25 de dezembro – Natal (feriado nacional)
  • 31 de dezembro – Véspera de ano novo (ponto facultativo)

Turismo já se prepara para os feriados

Os feriados prolongados são um prato cheio para o turismo faturar, já que são nessas oportunidades que as pessoas costumam fazer viagens mais longas para aproveitar os dias de folga. Mato Grosso do Sul é cheio de atrativos turísticos e o trade turístico do Estado já se prepara para os feriados.

Gerente de uma pousada em , Marcela Diógenes garante que a expectativa do setor está alta para esta temporada, principalmente por conta do controle da Covid-19. “Vai ser o primeiro fim de ano sem nenhuma restrição e a gente já percebeu uma mudança nesse ano, então a expectativa é muito boa”, disse.

“Os próximos [meses] têm esses feriados e já estamos com reservas para as datas. Quem ainda estava receoso percebeu uma maior segurança e que ainda dá tempo de viajar”, opinou a gerente.

Quanto aos turistas de MS, Cristina Moreira Rocha, proprietária de um complexo turístico de , explica que, geralmente, os feriados prolongados movimentam o setor local, entretanto, os turistas de fora já lotam a agendas dos próximos meses. Hotéis, pousadas e passeios da região do estão lotados e com agenda cheia.

“Pela primeira vez na pandemia, tivemos tradicionais, com famílias viajando com as crianças e filhos. Percebemos que não depende tanto de feriado. O turista daqui [MS] aproveita mais feriado prolongado, de três dias. O turista de fora fica uma semana para visitar”, explicou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Caminhão invade preferencial e mata empresário em Amambai

‘Trump usa tarifas como arma política’, diz Camila Jara sobre suspensão de carne para os EUA

Padrasto agride enteado, alega ‘atitudes rebeldes’ e pai do menor aciona polícia

VÍDEO: Casal é flagrado usando drogas no leito de UPA em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Na companhia da irmã, Key Alves faz ultrassom para descoberta de sexo do bebê

Últimas Notícias

Cotidiano

Incêndio assusta moradores e fumaça toma conta do Bairro Moreninha

O fogo deixou uma área de vegetação completamente destruída

Política

Alckmin diz que governo tentará acordo antes do prazo para tarifaço

Trump anunciou aumento de taxas de importação a partir de 1º de agosto

Política

Atividade econômica em terras indígenas divide opiniões no Senado

O debate aconteceu nesta terça-feira, em uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos

Política

Riedel explica motivo de MS ter concurso para polícia mesmo com limite prudencial extrapolado

O governador anunciou o edital do concurso com 400 vagas para a Polícia Civil será disponibilizado nesta quarta-feira