Foi assinada na última sexta-feira (4) o Termo Aditivo do Contrato que autoriza a implementação de um contorno viário que vai desviar o tráfego pesado da MS-306 do centro da cidade de Chapadão do Sul, cidade a 331 quilômetros de Campo Grande. Projeto está sendo comandado pela AGEMS (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul), Seinfra (Secretaria de Estado de Infraestrutura) e a concessionária Way-306.

Segundo informações oficiais, o contorno terá 10 quilômetros e será construído a partir do entroncamento com a BR-060, margeando a linha férrea, interligando o traçado da MS-306 alguns quilômetros adiante. Primeiramente, a conservação do trecho será da concessionária e depois será passada para a Prefeitura de Chapadão do Sul.

A previsão de início das obras do contorno é 2023, com prazo de conclusão previsto até 2024.

“São adequações para dar mais segurança para todos os que utilizam a estrada e para quem mora na cidade. O contorno melhora a mobilidade, moderniza a estrutura viária e diminui muito os riscos de acidente”, explica o diretor-presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis.

Rota

A rodovia MS-306 corta a cidade de Chapadão do Sul ao meio, atualmente, por onde passa um trânsito pesado de cargas em Mato Grosso do Sul, Norte e Centro-Oeste do Brasil.

Pelo ajuste contratual, a concessionária fica desobrigada da responsabilidade das obras de adequação e melhorias na travessia urbana da MS-306 em trecho de 6,2 quilômetros, que serão transferidos para a prefeitura. No local, o município já divulgou que irá implantar um parque linear com diversos atrativos para a população.

“Chapadão do Sul vai expandir seu núcleo urbano com esse contorno viário, uma mudança necessária para melhorar o trânsito do município. Esse contorno vai melhorar a mobilidade urbana e proporcionar mais conforto e fluidez no trânsito para que viaja a longa distância, principalmente para o transporte de cargas pesadas”, informa o prefeito de Chapadão do Sul, João Carlos Krug.