Pular para o conteúdo
Cotidiano

Motoristas se reúnem com Consórcio em audiência no MPT-MS para mediação

Audiência acontece para discutir salário dos trabalhadores, que mantêm decisão da greve nesta sexta-feira (7)
Arquivo -

Com indicativo de greve para esta sexta-feira (7), o sindicato dos motoristas do transporte público de se reúne em audiência com o Consórcio Guaicurus na manhã desta quinta-feira (6) para tentativa de negociação salarial da categoria.  A audiência de mediação acontecerá no (Ministério Público do Trabalho) às 9h. 

Na segunda-feira (3), os motoristas se reuniram na sede do Sindicato dos Trabalhadores em e Urbano de Campo Grande (STTCU-CG) e por unanimidade decidiram pela paralisação do transporte para esta sexta-feira (7). 

Conforme o presidente do sindicato, Demétrio Freitas, foi acordado reajuste de 17% no salário dos trabalhadores. No entanto, o Consórcio teria baixado o percentual para 11,8%. Em paralelo, o Consórcio de ônibus tenta reajustar o valor da tarifa, que atualmente é de R$ 4,20. As empresas de ônibus querem aplicar alta de 21,93%, que deixaria a passagem em R$ 5,12 na Capital.

Decisão por greve

Decisão unânime e com votação de menos de cinco minutos fez os trabalhadores do transporte coletivo em Campo Grande deliberarem por greve, que deve iniciar nesta sexta-feira. A assembleia ocorreu na segunda-feira (3), com cerca de 30 pessoas em frente à sede do STTCU-CG.

Conforme o presidente do sindicato, Demétrio Freitas, o evento ocorreu para ratificar a decisão já tomada pela categoria, cuja greve deve ser por tempo indeterminado. “São cerca de 1 mil trabalhadores entre motoristas, pessoal do terminal e administrativo. A decisão foi tomada porque o Consórcio Guaicurus não cumpriu o acordo feito em novembro deste ano e que previa um reajuste inicial de 17%”, afirmou ao Jornal Midiamax.

Logo depois, o reajuste mudou para 11,8%, o que equivale à inflação. “Na época, o Consórcio alegou que não tinha condições, falando que não houve e a prefeitura estava demorando com as negociações. Nesse impasse, a categoria ressaltou que não tem relação com a prefeitura, a questão deles é com o Consórcio”, explicou o presidente. 

Outro motivo, ainda conforme Demétrio, é que o 13° salário dos trabalhadores foi parcelado. “Eles [Consórcio] nos falaram que estavam com dificuldade. Nós agora vamos manter a decisão da greve e só mudaremos o posicionamento caso eles nos informem alguma decisão nos próximos dias. Deve parar cerca de 70%, apenas os 30% vão estar nas ruas para levar os serviços essenciais, como os trabalhadores de saúde. Vamos fazer a nossa triagem nesse caso, como sempre fizemos”, finalizou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Reservatório de água rompe e inunda rua no Núcleo Habitacional Buriti

STF deve abrir prazo para recursos de Bolsonaro e dos outros sete réus em outubro

Carlos Bolsonaro ironiza Mauro Cid após condenação no STF

Templo Budista de Campo Grande realiza celebrações e feirinha neste domingo

Notícias mais lidas agora

Sem citar nomes, CPI pede indiciamento de diretores do Consórcio Guaicurus

Câmara evita avaliar prisão, mas pede suspensão de contratos suspeitos de fraude em Terenos

PM era sócio oculto de construtora e se reuniu com empreiteiro para fraudar licitações em Terenos

Trabalhadores sul-coreanos retornam para casa após detenção em operação migratória dos EUA

Últimas Notícias

Cotidiano

Na região do Lageado, o que não falta é boemia e dá até para cliente pular ‘de bar em bar’

Muitos idosos curtem o final da tarde e parte da noite para  tomar ‘aquela gelada’ e por a conversa em dia

Transparência

Dona de construtora ‘figurante’ tem pedido de liberdade negado após escândalo em Terenos

Gaeco prendeu 16 pessoas, incluindo o prefeito afastado, Henrique Budke (PSDB)

Cotidiano

Dourados ganha novo endereço de confecção de Carteiras de Identidade

Com a mudança, capacidade diária de atendimentos aumentará quase 70%

Trânsito

Motorista perde controle da direção, bate em guard rail e encomendas ficam espalhadas na BR-376

O motorista havia comprado o veículo nesta semana