Passageiro que pediu para motorista de aplicativo desligar o rádio ou trocar a frequência durante uma corrida em Campo Grande, acabou expulso do veículo. De acordo com o ator Thiago Moura, ator da Capital e passageiro da ocorrência, o pedido foi feito de forma gentil e, ainda assim, o motorista não quis atender.

Vídeo publicado nas redes sociais de Thiago mostra um trecho da discussão dos dois, até o momento em que ele deixa o carro. “Não vou desligar o meu som, que estou ouvindo, por causa de passageiro”, diz o condutor, no início da gravação. “Então o senhor não serve pra ser motorista”, rebateu o ator de 37 anos.

“O senhor não é o meu patrão e tem que entender isso. Vou parar num lugar seguro para o senhor descer. O senhor vai compreender que eu estou ouvindo a rádio porque eu gosto de ouvir notícias”, continuou o motorista. “Mas se está me incomodando. Eu estava trabalhando até agora, não preciso ficar ouvindo notícias de rádio”, disparou o passageiro.

O motorista retrucou e disse: “Mas se eu gosto de ouvir”. “Mas o senhor está carregando outra pessoa agora. O senhor está trabalhando”, insistiu Thiago. “Ninguém nunca reclamou do rádio, tem quatro anos que eu trabalho”, argumentou o condutor de aplicativo. “Sempre tem a primeira vez. O senhor não está preparado para um pedido?”, questionou o passageiro.

Em seguida, o motorista cancelou a corrida e o passageiro desceu. “Olha aí gente, saindo, cansado, depois das aulas do mestrado. O motorista ouvindo uma rádio, pedi a gentileza pra ele trocar de estação ou desligar o rádio, e ele me mandou descer do carro. É esse o tipo de postura de muita gente que não está aberta ao diálogo”, diz Thiago Moura na gravação. Assista:

Ao Jornal Midiamax, o ator Thiago Moura disse que abriu uma ocorrência na Uber, plataforma para qual o motorista trabalha. “O motorista do Uber estava ouvindo um programa de propagandas políticas com o som alto, então eu pedi educadamente se ele podia colocar uma música mais baixo ou desligar o rádio”, conta.

“Para minha surpresa, ele começou me questionar o porquê eu não queria ouvir aquele programa. Ele seguiu falando de forma rude e com atitudes bruscas, até dizer que, caso eu não quisesse ouvir, eu podia ficar na rodovia. Então peguei meu celular e passei a gravar”, relata ele.

Procurada pelo Midiamax, a Uber se posicionou a respeito do caso e disse que não tolera qualquer forma de discriminação em viagens pelo aplicativo e que permanece à disposição para colaborar com as investigações.

O caso aconteceu no final da tarde de sexta-feira (11) e o motorista ainda não foi identificado mas o espaço segue aberto para manifestações. Confira a nota da Uber na íntegra:

“Esperamos que motoristas parceiros e usuários não se envolvam em brigas e discussões e que contatem imediatamente as autoridades policiais sempre que se sentirem ameaçados. A empresa permanece à disposição das autoridades para colaborar com as investigações, na forma da lei.

A Uber oferece opções de mobilidade eficientes e acessíveis para todos e não tolera qualquer forma de discriminação em viagens pelo aplicativo. A empresa defende o respeito à diversidade e reafirma o seu compromisso de promover o respeito, igualdade e inclusão para todas as pessoas que utilizam o nosso app.

Os motoristas parceiros da Uber são independentes e, como todo brasileiro, têm direito a ter sua posição política. No entanto, negar-se a atender uma pessoa em razão de seu credo, raça, nacionalidade, religião, necessidade especial, orientação sexual, identidade de gênero, estado civil, idade ou inclinação política configura violação dos termos de uso e ao código da comunidade, o que não é tolerado na parceria”.