Monitor de secas do Cemtec mostra que fevereiro choveu 75% a menos que o esperado este ano
No comparativo entre os meses de janeiro e fevereiro, o relatório conclui que houve avanço da seca grave no centro do estado e da seca extrema na parte sudoeste do estado
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) divulgou balanço de fevereiro e trouxe um dado preocupante: choveu 75% a menos que o esperado nos 79 municípios do Estado. Os acumulados de chuva variaram entre 0 – 120 mm. O relatório do Cemtec explica que a situação está relacionada à atuação de massas de ar seco e quente, que são sistemas de alta pressão atmosférica.
Apenas municípios localizados no extremo norte do Estado tiveram chuvas acima da média climatológica, com valores entre 120 a 180 mm. Contribuíram para este cenário a passagem de cavados, associadas ao transporte de umidade e aquecimento diurno, além da atuação de zonas de convergência e a passagem de frentes frias.
No comparativo entre os meses de janeiro e fevereiro, o relatório conclui que houve avanço da seca grave no centro do estado e da seca extrema na parte sudoeste, em função das anomalias negativas de precipitação e piora nos indicadores. Por outro lado, devido às chuvas acima da média em fevereiro, houve recuo da seca excepcional e extrema no nordeste do estado.
Para o próximo trimestre (Abril-Maio-Junho), os modelos climáticos analisados pelo Cemtec indicam que as chuvas possam ficar entre 40% a 50% abaixo da média climatológica. Historicamente as chuvas variam entre 200 a 300mm em grande parte de Mato Grosso do Sul. Nas regiões nordeste e noroeste, os acumulados variam entre 100 a 200mm, e no extremo sul da região sul entre 300 a 400 mm.
A média climatológica do próximo trimestre é de temperaturas com variação entre 17/20º para a região sudoeste, entre 21/24°C para as regiões noroeste e nordeste, e entre 20/22°C para a parte central do Estado. A previsão climática de uma combinação de modelos, estima que as temperaturas do ar se mantenham dentro da média climatológica.
Para a região noroeste há probabilidade de as temperaturas ficarem entre 40-50% acima da média no período. Já municípios do extremo sul podem registrar temperaturas entre 40-50% abaixo da média climatológica.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
CEO do Al-Hilal nega substituir Neymar por Cristiano Ronaldo no Mundial: ‘Ficção científica’
Cristiano Ronaldo poderá assinar um pré-contrato com qualquer equipe a partir de janeiro
SAMU recebe seis novas ambulâncias em Campo Grande
As viaturas foram adquiridas em compensação pela retirada de oito veículos antigos do SAMU
Definido calendário do futebol de Mato Grosso do Sul na temporada 2025
Temporada começa no dia 18 de janeiro, com a abertura do Campeonato Estadual de Futebol Masculino da Série A, principal competição do estado
Ele é o pai? Exame de DNA de suposto filho de Leandro revela a verdade
Após entrar na Justiça, homem de 45 anos tem a verdade revelada a respeito da suposta paternidade de Leandro; veja o resultado do exame de DNA
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.