Ministério da Saúde alerta para aumento de casos de bronquiolite e pneumonia em crianças

Saiba como prevenir.
| 29/05/2022
- 09:24
Ministério da Saúde alerta para aumento de casos de bronquiolite e pneumonia em crianças
Casos em crianças são mais graves. (Imagem: reprodução)

O Ministério da Saúde emitiu nota neste domingo (29) para alertar que a queda brusca de temperatura em várias regiões do pode favorecer o aumento de casos de infecções em vias respiratórias como bronquiolite e pneumonia em crianças menores de cinco anos.

A proliferação do VSR (vírus sincicial respiratório é uma das principais causas de infeccções em vias respiratórias e pulmões em recém-nascidos e crianças pequenas.

Entre os sintomas, os mais comuns são: febre baixa, dor de garganta, dor de cabeça e secreção nasal. Mas fique atento caso outros sinais de alerta apareçam, como febre alta, tosse persistente, dificuldade para respirar, chiado no peito, lábios e unhas arroxeados. Com o aparecimento desses sintomas, a recomendação é procurar uma Unidade Básica de Saúde para o primeiro atendimento.

Apesar de atingir pessoas de todas as idades, os casos ais graves ocorrem em crianças menores de 2 anos, principalmente abaixo dos 6 meses de idade.

Como prevenir?

Entretanto, para reduzir os riscos de crianças terem bronquiolite e pneumonia nessa época do ano, o Ministério da Saúde reforça algumas medidas importantes. Evitar o contato ou exposição da com outra pessoa já contaminada, reforçar os cuidados básicos de higiene como lavagem frequente das mãos com água e sabão e limpeza dos objetos que podem estar contaminados, como brinquedos, podem prevenir a transmissão do vírus.

Veja também

Auxílio Gás também é pago hoje às famílias inscritas no CadÚnico

Últimas notícias