Pular para o conteúdo
Cotidiano

Mineiro e douradense de coração, nas horas vagas Roque cuida de árvores e passarinhos

Área de preservação ambiental, quase no centro da cidade, reúne espécies da Mata Atlântica, Cerrado e Floresta Amazônica
Marcos Morandi -
Roque Vieira dos Santos trabalha com coleta de resíduos (Foto: Marcos Morandi)

Acordar com sinfonia de passarinhos na segunda maior cidade do Mato Grosso do Sul é para poucos. O mineiro nascido em e radicado há 35 anos em , Roque Vieira dos Santos, de 61 anos, é um desses privilegiados. Agrimensor, de formação, espeleólogo, pesquisador e ambientalista de ofício, conta as horas para chegar em casa.

O local onde Roque mora com a esposa Ariane e a filha Thais, fica entre a região central da cidade e a BR-163, na Vila Industrial, com 10 hectares de área preservada e até nascente de água, que dá origem a um pequeno lago com tilápias e pacus. “Sou grato a Deus por morar aqui, entre árvores raras, passarinhos e bichos”, conta o mineiro de conversa agradável e sorriso de quem vive de bem com a vida.

Manacá da serra é uma da espécies da (Foto: Marcos Morandi, Midiamax)

Na pequena floresta mantida pelo ambientalista, que trabalha em uma empresa de coleta de resíduos de propriedade de Eduarte Leite Dias, que também é o dono da área, é possível encontrar espécies de quase todas os biomas existentes no Brasil. Algumas delas foram plantadas pelo irmão do empresário, Eliseu Lopes de Oliveira, já falecido, outras trazidas por ele e também pelas aves.

“Isso tudo aqui é um paraíso que precisa ser preservado porque serve de abrigo para muitos pássaros”, conta Roque, que conversou com a reportagem do Midiamax durante uma caminhada entre manacás da serra, espécies da Mata Atlântica, castanheiras da Floresta Amazônica e exemplares do , como guaviras e gabirobas.

Ambientalista é casado com Ariane, com quem tem uma filha (Foto: Marcos Morandi, Midiamax)

No ‘santuário’ ecológico habitado pelo mineiro, que já viveu no Mato Grosso e também na Bahia, onde deixou uma casa na beira da praia, há um ciclo natural de geração de sementes e produção de mudas que conta com a ajuda dos pássaros.  “Temos um banco de sementes de árvores que pouca gente conhece”, diz Roque apontando para um tronco que produz pimenta-do-reino.

A paisagem verde do terreno, de repente contrasta com uma estrutura metálica, com dezenas de placas de instalada nas proximidades de uma das cercas. A energia consumida na área vem desse sistema, que também ajuda a abastecer mais duas empresas ligadas ao grupo que o ambientalista trabalha.

Energia do local é gerada por placas solares (Foto: Marcos Morandi Midiamax)

Além de árvores frutíferas, como pés de jaca, pitanga, manga, caju, mexerica, limão e jabuticaba, entre outras, o mineiro radicado em Dourados também cultiva plantas medicinais espalhadas pelo enorme quintal. “De tudo a gente tem um pouco. Se prestarmos atenção, podemos descobrir que cada uma dessas plantas tem sua finalidade e pode nos socorrer em momentos de necessidade”, relata Roque.

Entre a diversidade de árvores, está uma que produz pimenta do reino (Foto: Marcos Morandi, Midiamax)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

A Nova Era das Apostas Esportivas no Brasil: Regras, Licenciamento e Fiscalização Rigorosa

deputado pollon

‘Desgaste fiscal e redução de competitividade’, defende Pollon sobre congelamento bilionário

MS vacina meio milhão de pessoas contra influenza e lidera ranking de imunização nacional 

Copa Pantanal de Voleibol prossegue neste final de semana no Cemte e Guanandizão

Notícias mais lidas agora

Desvios na Educação: Nem funcionários conhecem empresa com venda milionária na gestão de Reinaldo

Corrupção no TCE-MS: Justiça mantém ação que cobra R$ 19,3 milhões de Waldir Neves e Cícero

maquininha cartão

Viagens e compras mais caras: entenda os impactos do aumento do IOF em MS

Boeing faz acordo para pagar US$ 1,1 bilhão e evitar julgamento por acidente com 737 MAX

Últimas Notícias

Famosos

João Guilherme causa alvoroço em rede social ao comentar vídeo de influencer comprometida

Situação dividiu opiniões na rede social

Cotidiano

Ministe´rio abre investigação sobre novo caso suspeito de gripe aviária em MS

Caso suspeito foi registrado na cidade de Jardim nesta sexta-feira. Na quinta-feira, primeira suspeita aconteceu em Angélica

Polícia

Motorista que causou acidente e fugiu com vítima no capô é condenado a 9 anos de prisão

Landerson Correa Texeira passou por Júri Popular nesta sexta-feira

Polícia

Após pedido de interdição judicial, bar chique abre normalmente nesta sexta-feira

Polícia Civil pediu interdição do bar conceituado no Jardim dos Estados na última quarta-feira (21)