Após um período de estabilização no cenário nacional, os testes com resultado positivo para Covid-19 voltaram a aumentar nas últimas semanas. Segundo a Abrafarma (Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias), números aumentaram entre 17 e 23 de outubro. Apesar da tendência de novos casos no cenário brasileiro, a Covid-19 permanece estável em Campo Grande.

Conforme informações da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), não foi percebido nenhum aumento de casos de Covid-19 na cidade até o momento. As unidades de saúde ofertam 700 testes por dia, cada, mas a procura caiu drasticamente desde junho, portanto, cenário está controlado.

“Tem procura, mas não é igual ao início do ano. A procura agora é bem menor”, informou a Secretaria.

A Sesau encaminhou à equipe de reportagem quadro demonstrativo de número de testes realizados e casos confirmados. Levantamento compreende a semana epidemiológica 36 a 43, sendo entre 4 de setembro e 29 de outubro.

Demonstrativo epidemiológico Sesau
Demonstrativo da Sesau (Quatro: Sesau)

Dados revelam que não houve percepção no aumento na procura por testes, tampouco casos confirmados da doença. “A taxa de positividade tem mantido o nível estável”, disse.

A Sesau ainda reforça as recomendações, sobretudo para pessoas sintomáticas, que devem evitar o contato com as demais e fazer uso e máscara, bem como para as pessoas que possuem comorbidades que evitem aglomerações e tomem os cuidados recomendados.

Dados em Mato Grosso do Sul

A baixa incidência de casos positivos em todo o Mato Grosso do Sul também é percebida pela Abrafarma. Em janeiro de 2021, foram notificados 1.590 casos positivos, equivalente a 18,20%. Em outubro deste ano, até o dia 23, o número caiu para 10 casos positivos, representando 5,99%.

“No Mato Grosso do Sul, por enquanto não está se refletindo o que começou a acontecer no restante do Brasil”, informou a instituição.

Aumento de casos de Covid no Brasil

Conforme anunciado pela Abrafarma, o aumento de casos positivos para a doença foi registrado entre 17 e 23 de outubro.

De 14.970 testagens, 2.320 apresentaram diagnóstico positivo, 15,5% do total. Na semana anterior, o índice era de 9,36%. A Abrafarma também encaminhou outros números ao Jornal Midiamax. Enquanto o percentual de total de testes positivos no país era de 7,56% em setembro, em outubro subiu para 10,33%.

Ampliação de público

O Jornal Midiamax também questionou a Sesau sobre a possibilidade de ampliação de público-alvo para tomar a vacina. A assessoria informou que, por enquanto, será mantido o público já preconizado, visto que a Secretaria segue calendário estabelecido pelo Ministério da Saúde baseado na distribuição de doses.

“O município não pode aumentar o público sem aval do Ministério da Saúde porque depende das doses. Se aumentar para um, pode faltar para o outro”, explica. Dessa forma, o município ampliará a vacinação se a entidade de saúde fizer a liberação.

Quem pode se vacinar

vacina contra a covid-19 continua a ser aplicada em Campo Grande. Segundo cronograma divulgado pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), mais de 40 locais aplicam as doses nesta sexta-feira (4) e o atendimento será das 7h30 às 16h45.

A 4ª dose do imunizante está disponível para pessoas com 35 anos ou mais, trabalhadores da saúde e imonucomprometidos com 18 anos ou mais. Confira o calendário completo de vacinação: