Mesmo com greve, Prefeitura confirma eleição de diretores escolares na quinta-feira

Eleição para os novos diretores estava prevista para sexta-feira, mas por conta do jogo do Brasil, foi antecipada para quinta

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
eleição diretores prefeitura
Eleição acontece nesta quinta (Foto: Arquivo/Diogo Ajala/PMCG)

As eleições para diretores e diretores-adjuntos das 99 escolas da Reme (Rede Municipal de Ensino) de Campo Grande acontecem nesta quinta-feira (8), mesmo com a greve dos professores ainda vigente.

A Semed (Secretaria Municipal de Educação) confirmou a data e ressaltou que a votação acontece no horário regular de funcionamento da unidade escolar. Podem votar profissionais efetivos e convocados, funcionários administrativos efetivos, pais e alunos acima dos 10 anos.

A eleição estava prevista para acontecer no dia 9 de dezembro, mas por conta do jogo do Brasil contra a Croácia, nas quartas de final da Copa do Mundo, na sexta-feira (9), foi antecipada para esta quinta. Sexta será ponto facultativo nas escolas.

Novos diretores

Para concorrer aos cargos, o servidor deverá ser profissional efetivo do grupo do magistério municipal e estar no exercício da função há pelo menos cinco anos.

O mandato do diretor e do diretor-adjunto das unidades da Rede Municipal de Ensino será de quatro anos, permitida a reeleição quantas vezes forem de interesse da comunidade escolar.

O candidato deverá atuar na unidade de ensino onde pretende concorrer à função de diretor ou diretor-adjunto, no mínimo há um ano, contado até a data da publicação do edital.

O servidor também terá que possuir formação superior em nível de licenciatura plena e ser pós-graduado na área da educação. O candidato deverá ter disponibilidade para o cumprimento da carga horária integral, distribuída nos turnos de funcionamento da unidade de ensino.

A Semed publicou em Diário Oficial a relação de candidatos inscritos no processo de eleições a diretores escolares. Consta na lista a inscrição para 99 escolas municipais. O documento completo pode ser conferido clicando aqui, a partir da página 26.

Greve dos professores

Desde sexta-feira (2), parte dos professores deixou de trabalhar como maneira de reivindicar reajuste salarial de 10%, índice retroativo que está previsto em lei. 

Na quinta-feira (8), dia da eleição, os profissionais da educação continuam sem trabalhar com cronograma de atividades durante todo o dia.

Se forem recebidos pela prefeita na tarde de hoje, retornarão à sede do sindicato na manhã de quinta, para apreciar eventual nova proposta do Município.

Já na tarde de quinta-feira, os professores farão ação e panfletagem nas escolas durante votação para definir os novos diretores das unidades. 

Na segunda-feira (12), os professores voltam a se reunir para deliberar sobre a continuidade ou não da greve.

Conteúdos relacionados