Menino de 2 anos com morte cerebral doa órgãos em MS e dá ‘nova vida’ para duas crianças
Paciente teve um edema cerebral e a morte foi confirmada pela equipe
Fábio Oruê –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Captação de órgãos e tecidos de um menino de 2 anos na Santa Casa, em Campo Grande, ajudou a salvar três pessoas. A ação só foi possível após constatação da morte encefálica da criança que tratava de um edema cerebral.
Segundo a OPO (Organização de Procura de Órgãos) do hospital, a autorização pela família foi imediata ao saber da possibilidade da doação. A atitude fez com que outras três crianças pudessem ser beneficiadas com um novo órgão.
O coração foi destinado para um bebê em Brasília, os rins foram encaminhados para serem transplantados em São Paulo e as córneas permaneceram no Banco de Olhos da Santa Casa para serem analisadas e, posteriormente, usadas para tratamento.
Morte da criança
A criança sofria de septo acidose diabética e, por complicações da doença de base, teve um edema cerebral que acabou evoluindo para morte encefálica dias depois da internação no hospital.
Todo o processo de doação de órgãos começa a partir da confirmação da morte encefálica – depois de uma série de exames clínicos e de imagem que atestam a inatividade cerebral. Na Santa Casa de Campo Grande, a Organização de Procura de Órgãos, acompanha todos os casos neurológicos graves e diante do diagnóstico de morte cerebral, é feito o acolhimento familiar sobre a possibilidade de doação.
Só após a autorização, inicia uma força tarefa em busca por receptores no Estado e não havendo compatibilidade, são acionados outros estados através do ranking do SNT (Sistema Nacional de Transplantes).
Em 2022, a Organização de Procura de Órgãos da Santa Casa registrou 72 diagnósticos de morte encefálica, sendo que, deste número, 41 famílias foram consultadas pelo fato dos pacientes serem potenciais doadores, mas apenas 9 delas autorizaram. Ao todo, foram captados 12 rins, quatro fígados e um coração.
Notícias mais lidas agora
- Após operação policial, bares da 14 cancelam shows musicais em ação de repúdio
- TJMS derruba liminar que tirou do ar matéria do Midiamax sobre fotógrafo acusado de assédio sexual
- Motorista fura sinal vermelho, bate em carro e acaba derrubando poste em Campo Grande
- Delegado e investigadores são afastados após busca e apreensão sem mandado em hotel de MS
Últimas Notícias
Empresa receberá R$ 268,5 mil para fornecer material didático para professores de Rio Verde de Mato Grosso
Educadores fazem parte do Programa de Desenvolvimento de Habilidades Socioemocionais
Motorista invade calçada e derruba postes na Lagoa Maior em Três Lagoas
Segundo a policía, as marcas de pneus indicam que o veículo estava em alta velocidade
Prefeitura de Amambai adota o guarani-kaiowá como língua cooficial
Lei municipal prevê a adoção do guarani-kaiowá como língua cooficial, autorizando atendimentos e emissão de documentos no idioma de comunidade indígena.
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.