Pular para o conteúdo
Cotidiano

Mato Grosso do Sul tem mais quatro casos suspeitos de varíola dos macacos

Agora, Estado tem 22 casos suspeitos, 10 confirmados e oito descartados
Clayton Neves -
Boletim epidemiológico divulgado pela SES nesta sexta-feira (12). (Foto: Divulgação)

Boletim epidemiológico divulgado pela SES (Secretaria Estadual de Saúde) aponta quatro novos casos suspeitos de varíola dos macacos em . Agora, o Estado tem 22 casos suspeitos, 10 confirmados e oito descartados.

Três dos novos casos suspeitos foram identificados em Campo Grande que, agora, soma nove em investigação. que até então não aparecia no radar, contabiliza um caso suspeito. Ainda entram na lista Dourados com dois pacientes sob suspeita, Três Lagoas com cinco e Cassilândia. , , Bandeirantes Aparecida do Taboado e Costa Rica com um cada.

Das confirmações, todos são pacientes homens e a maioria, 50%, tem entre 20 e 29 anos. Outros 30% têm de 30 a 39 e o restante entre 40 e 49 anos.

Dos 10 casos confirmados, todos tiveram erupções na pele, portanto, o sintoma mais recorrente da doença. Outros 80% apresentaram dor de garganta, seguida de febre (70%), dor de cabeça (50%), dor muscular (50%), suor e calafrios (50%).

Enfrentamento à doença

A exemplo da logística implantada em Mato grosso do Sul no combate à covid-19, a SES (Secretaria Estadual de Saúde) criou grupo técnico para integrar estratégias de enfrentamento à varíola dos macacos. Até agora, o Estado já confirmou 10 infecções da doença, que entrou no radar de alerta do setor de saúde.

“O trabalho que desenvolvemos na pandemia da covid-19 foi uma excelente experiência que nos preparou para qualquer tipo de enfrentamento. Novamente, vamos subsidiar de forma técnica todas as ações, tanto a secretaria de Estado, quanto os secretários municipais”, explica o coronel Marcello Fraiha, assessor militar da SES, que vai coordenar o trabalho.

De acordo com ele, ontem (11) secretários de saúde dos 79 municípios já se reuniram com técnicos da SES para discutir o assunto. Além de emitir comunicado de risco para todas as cidades, com orientações de como agir com a doença, o grupo implantou sala de digitação para gerenciar informações e compartilhar boletins epidemiológicos, e qualificou profissionais de saúde para lidar com os pacientes.

“Eles tiveram duas webs aulas de manejo e conduta para lidar com vírus. Também disponibilizamos uma biblioteca virtual com informações compartilhadas”, pontua o coronel.

Na próxima semana, campanha publicitária com informações à população também começa a ser veiculada nas mídias sociais. “Já foi autorizada essa divulgação”, completou.

Agora, além dos cuidados básicos com a doença, como o distanciamento entre pessoas, a principal recomendação é a testagem. “A partir do surgimento de sintomas que caracterizem a possibilidade de infecção é preciso buscar imediatamente qualquer unidade de saúde. O teste é importante para que tenhamos rapidamente a testagem e o isolamento se for o caso”, finalizou Fraiha.

Ontem (11), boletim epidemiológico da SES (Secretaria de Estado de Saúde) confirmou que Mato Grosso do Sul tem 10 casos confirmados de varíola dos macacos. A morte do rapaz de 31 anos, que estava internado no HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) com sintomas da doença, ainda segue em investigação.

Conforme o boletim, somente em agosto foram 19 notificações da doença. Do total de confirmações da varíola dos macacos, oito são em Campo Grande, um de Dourados e um em Itaquiraí. Todos os pacientes são homens, em sua maioria com idade entre 20 e 29 anos. Os outros infectados somam 30% com idade entre 30 e 39 anos e 20% com idade 40 a 49 anos.

Todos os infectados apresentaram erupções cutâneas, 80% apresentaram linfonodos pelo corpo e 70% tiveram febre. Os pacientes com a confirmação da Monkeypox estão isolados. Seguem em investigação 18 casos. Em todo o Brasil, são mais de 2.415 casos confirmados e apenas uma morte, em Minas Gerais.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
cpi hospitais

Lamentável, diz Pedrossian Neto sobre Trump investigar o Brasil comercialmente

alems dnit

Uso do Pix diminui receita dos sistemas de pagamento dos EUA, avalia Paulo Duarte

STF: Alexandre de Moraes decide validar decreto do IOF

Embaixada dos EUA critica STF e chama Corte de ‘Supremo Tribunal de Moraes’

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

‘Trump quer uma guerra comercial’, diz Gleice Jane após frigoríficos suspenderem exportação de carne para EUA

Últimas Notícias

Política

Brasil não tem que pedir licença, diz Lucas de Lima sobre EUA investigarem o Pix

"O Pix é nosso, funciona, e é um exemplo que devia ser seguido, não criticado”, avaliou o deputado

Polícia

Irmãos de 4 e 12 anos são resgatados após mãe sair para beber e os abandonar em MS

Crianças foram encontradas sozinhas em casa suja e com comidas espalhadas pelo chão

Cotidiano

Defensoria recorre ao STF para garantir tratamento gratuito de paciente psiquiátrica em MS

A paciente sofre de depressão, insônia crônica e doenças psicossomáticas

Política

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

A informação foi confirmada pelo senador Nelsinho Trad neste final de tarde de quarta-feira