Pular para o conteúdo
Cotidiano

Mais de 322 mil pessoas ainda não tomaram a 2ª dose da vacina contra a Covid em MS

Em Campo Grande, 116 mil moradores ainda não estão com o esquema vacinal completo
Arquivo -
Imagem ilustrtiva
Imagem ilustrtiva

Com mais de 74% da população totalmente vacinada, com as duas doses do imunizante contra a Covid-19, mais de 322 mil pessoas ainda precisam garantir a dose reforço. Nesta quarta-feira (16), dados do Painel Mais Saúde da SES (Secretaria de Estado de Saúde) indicava que 322.163 pessoas ainda não se imunizaram com a D2 em MS.

No total, segundo os dados do painel, das 2.161.880 pessoas que tomaram a primeira dose (correspondente a 86% da população-geral), 1.839.718 tomaram a segunda dose. Além disso, 954.231 já garantiram a terceira e quarta dose. 

Em Campo Grande, 1.762.022 doses foram aplicadas, sendo 745.192 doses destinadas a D1, 67.571 para dose única, 628.362 para D2 e 305.524 destinadas para reforço. Ou seja, conforme os dados da vacinação da SES, em Campo Grande 116.830 pessoas ainda precisam tomar a D2 para completar o esquema vacinal.

A vacinação das crianças com idade entre 5 e 11 anos avança em MS, e 28% das 301 mil crianças na faixa etária já se imunizaram. Ou seja, 85.458 doses foram distribuídas.

Em uma semana, 20 mil crianças foram vacinadas

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) divulgou na segunda-feira (14), o balanço da vacinação em crianças de 5 a 11 anos de idade, que ocorreu de 7 a 9 de fevereiro, além do Dia D de Vacinação Infantil ocorrida no último dia 11 de fevereiro. Foram 20.471 crianças nessa faixa etária vacinadas contra a Covid nos 79 municípios do Estado.

Alguns municípios continuaram com a campanha no final de semana, 12 e 13 de fevereiro. A SES registrou que durante o Dia D de Vacinação Infantil bateu recorde de imunização em um único dia — com 7.855 doses aplicadas em Mato Grosso do Sul.

Para o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, as campanhas de vacinação infantil em parceria com os municípios têm sido de extrema importância para o Estado.  “Nós sabemos que as vacinas salvam vidas e protegem as nossas crianças. A campanha vem trazendo resultados satisfatórios, mas nós precisamos que os municípios continuem fazendo a busca ativa e intensifiquem as campanhas de vacinação. Queremos garantir que nossas crianças estejam protegidas e imunizadas contra as variantes da Covid-19 em nosso Estado”.

Segundo o assessor militar na SES, Coronel Marcello Fraiha, coordenador da Campanha em MS, as campanhas de vacinação, principalmente, a infantil, têm um papel fundamental para a sociedade, uma vez que esclarecem aos pais ou responsáveis todas as dúvidas em relação à vacinação.

“Ressaltamos que todas as vacinas são seguras, os pais ou responsáveis não precisam ficar com receio de vacinarem as crianças. Por recomendação da SES e do Ministério da Saúde, a vacinação do público de 5 a 11 anos, ocorre em locais distintos — separados dos demais públicos — definidos pelos municípios, locais seguros para que as crianças possam receber as doses de vacina”, pontua Fraiha.

A diretora de Vigilância em Saúde da SES, Larissa Castilho, lembra que a população precisa manter os cuidados de biossegurança. “Não podemos esquecer que a maioria dos casos que temos em nosso Estado é da variante Ômicron — mais transmissível, então, pedimos a população para que continuem seguindo todas as recomendações, como higienizando as mãos, evitar aglomerações, manter o distanciamento físico, e principalmente, usar a máscara. Não deixem de usar a máscara, pois ela protege de eventuais contaminações. E se não tomou quaisquer das doses de vacina contra a Covid-19, vacine-se”!

Boletim em MS

Mato Grosso do Sul registrou mais 2.390 casos de Covid nesta quarta-feira (16). Conforme boletim epidemiológico, os municípios com maior número de infecções são Três Lagoas (256), Campo Grande (243), Dourados (154), (150) e Amambai (114). Com a atualização, a média móvel indica 3.040 confirmações diárias na última semana no Estado. 

Com mais 16 mortes registradas, o total de vítimas da doença desde o início da pandemia sobe para 10.134. A média móvel está em 15,1 e a taxa de letalidade em 2,2%. Os pacientes que foram a óbito nas últimas 24 horas residiam em Campo Grande (4), Corumbá (2), Alcinópolis, , Dourados, Maracaju, Nioaque, Ponta Porã, Santa Rita do Pardo, , Sidrolândia e Três Lagoas. 

Dos casos ativos no Estado, 399 são pacientes internados em leitos clínicos (229) e de UTI (170). A taxa de ocupação de leitos segue acima de 70% em todas as macrorregiões: Dourados (93%), Campo Grande (92%), Corumbá (88%) e Três Lagoas (71%). 

Já foram aplicadas 5,2 milhões de doses de vacina em Mato Grosso do Sul. Da população geral do Estado, estimada em 2,8 milhões de habitantes, 86,1% já tomaram a primeira dose, e 74,6% tomaram a segunda dose ou dose única. Mais detalhes podem ser conferidos no Vacinômetro. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
vice terenos

Rumores sobre pressão para renúncia do vice-prefeito tomam conta de Terenos

‘Perseguição’, defende Coronel David sobre Bolsonaro condenado pelo STF

Zeca do PT

‘Merecida’: Zeca do PT comemora condenação de Bolsonaro por golpe de Estado

Capitão Contar

‘Capítulo vexatório’, diz Contar sobre condenação de Bolsonaro pelo STF

Notícias mais lidas agora

Alexandre de Moraes condena Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão em regime fechado

salário

Eduardo Riedel antecipa para setembro primeira parcela do 13º aos servidores

Prefeito de Terenos comprou imóveis e empresas com dinheiro de propina, diz Gaeco

Parcela antecipada do 13° salário de servidores divide opiniões em MS

Últimas Notícias

Polícia

6 mil maços de cigarros são apreendidos na BR-267

O motorista não foi localizado

Economia

Dólar cai e fecha abaixo de R$ 5,40 com indicadores dos EUA

Dados do mercado de trabalho dos Estados Unidos reforçaram apostas em cortes de juros

Cotidiano

Claro apresenta indisponibilidade em Campo Grande e outras cidades

A reportagem entrou em contato com a operadora e aguarda retorno

Conteúdo de Marca

Clonapure®: A nova era da Creatina – Energia, performance e cognição em uma dose precisa

Se você é atleta, praticante de musculação ou simplesmente alguém que busca melhorar desempenho físico e mental, provavelmente já ouviu falar da creatina - o suplemento mais estudado no mundo, com eficácia comprovada para aumentar força, acelerar a recuperação, turbinar a performance esportiva e até apoiar funções cognitivas como memória e foco.