A previsão do clima para o fim de semana indica tempo instável e chuvas de intensidade moderada a forte em Mato Grosso do Sul, conforme informações do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e Clima)

Nesta sexta-feira (18), há probabilidade de pancadas de chuvas isoladas, com destaque para a região norte do Estado. Na região sul de MS, a previsão é de chuvas com intensidade moderada a forte e tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e até queda de granizo devido ao avanço de uma frente fria. 

As probabilidades de chuva e tempo instável estão mantidas durante todo o fim de semana. São previstas tempestades com rajadas de vento e queda de granizo, nas regiões sudoeste, pantaneira e centro-norte de Mato Grosso do Sul.

A instabilidade no clima se deve à aproximação de uma frente fria, umidade em baixos níveis aliada à combinação de calor e umidade. Além disso, o deslocamento de um sistema de baixa pressão atmosférica no noroeste da com deslocamento para o também contribui para a formação de áreas de instabilidade no Estado.

Os maiores acumulados de chuva são previstos para as regiões sudoeste, central e pantaneira do Estado que podem atingir valores acima de 50 milímetros por dia.

São esperadas temperaturas entre 22ºC e 32ºC na porção leste de MS. Na região pantaneira, são previstas máximas entre 23ºC e 31ºC, já na parte sudoeste a variação deve ficar entre 21ºC e 31ºC e na Capital entre 21ºC e 29ºC.

Segundo o , as temperaturas máximas também devem ficar mais amenas, devido à frente fria e nebulosidade que acabam bloqueando os raios solares e limitando o aquecimento da superfície.

Confira:

Sexta-feira (18):

 

Sábado (19):

Domingo (20):

O meteorologista Natalio Abrão reforça que as temperaturas não baixam, mas alerta que as condições de tempo deste fim de semana podem ser agravadas por uma forte frente fria, bem como chuvas fortes e até enchentes. “O verão vai embora e começa o outono com chuvas”, explica.