Pular para o conteúdo
Cotidiano

Justiça Federal da 3ª Região atinge 86,1% da meta de conciliação para 2022

As Centrais de Conciliação foram responsáveis por 56,3% do número de acordos
Lucas Mamédio -
(Foto: Divulgação)

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (), que contempla e Mato Grosso do Sul, atingiu 86,14% da meta de estímulo à conciliação do Poder Judiciário para 2022.

As Centrais de Conciliação foram responsáveis por 56,3% do número de acordos. A atuação dos Juizados Especiais Federais e Turmas Recursais também impulsionou os resultados, sendo responsáveis por mais de 90% dos casos decididos fora das Centrais de Conciliação, em especial nas localidades em que não existe central instalada.

A contribuição foi celebrada em ofício do coordenador do Gabinete da Conciliação do TRF3, desembargador Carlos Muta. Ele agradeceu “a todos os magistrados, magistradas, servidores e servidoras que oficiam nos Juizados Especiais Federais” e à desembargadora federal Daldice Santana, coordenadora dos Juizados da 3ª Região.

“A resolução de conflito pela conciliação está umbilicalmente associada ao trabalho dos Juizados Especiais, o que, na 3ª Região, é ainda reforçado pelo amplo empenho do Gabinete da Conciliação. O índice de conciliação deixa expresso que os magistrados e servidores dos Juizados Especiais e Turmas Recursais da 3ª Região mantêm-se firmes no cumprimento da missão de ser ‘juiz de juizado’, a despeito do momento de adaptação ao PJe e da elevação da quantidade de processos decorrente da mitigação da competência delegada. Só essa resiliência já seria motivo de destaque”, afirmou Daldice Santana.

Neste ano, a Meta Nacional de estímulo à conciliação será atingida quando o número total de conciliações for igual ou superior a 6% ou do total de sentenças ou acórdãos e decisões terminativas. Para o próximo ano, o TRF3 quer que a meta alcance métricas não apenas quantitativas, mas também qualitativas. E assim incentivar procedimentos pré-processuais, articulando ambientes de negociação e diálogo entre as partes, difundindo práticas que estimulem a cultura institucional da conciliação, entre outras medidas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Justiça nega liminar e mantém assessor de Claudinho Serra preso por corrupção e lavagem

maria do bairro novela reprise sbt 30 anos

Maria do Bairro completa 30 anos e ganha nova reprise imediata no SBT; veja que dia começa

Cerveja ficou mais cara no Centro-Oeste, aponta pesquisa sobre variação de preços

TCE-MS vai pagar R$ 371 mil para empresa gerenciar frota de sete veículos

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

Alexandre de Moraes determina que Bolsonaro use tornozeleira e fique sem redes sociais

Carne bovina: Abrafrigo prevê perda de US$ 1,3 bilhão em 2025 com tarifa dos EUA

Últimas Notícias

Esportes

Dudu é condenado a seis jogos de suspensão e multa do STJD por misoginia contra Leila Pereira

Atleta foi denunciado em artigo do CBJD sobre punição a quem pratica atos discriminatórios

Brasil

Em dia de operação contra Jair Bolsonaro, Flávio desembarca na Europa

Senador fez posta nas redes sociais declarando apoio ao ex-presidente

Cotidiano

Com alerta de queda de temperatura, Ponto de Apoio permanece ativo no Parque Ayrton Senna

O espaço será aberto às 18h e atenderá pessoas em situação de rua

Esportes

Nova técnica do Fortaleza será 1ª mulher à frente de time masculino no basquete brasileiro

Nova treinadora chamou atenção por suas habilidades com desenvolvimento pessoal e coletivo durante os treinamentos em times no exterior