Mais de 60 municípios de Mato Grosso do Sul estão sob alerta de perigo por causa da baixa umidade relativa do ar. Com altas temperaturas e tempo seco, especialistas reforçam riscos à saúde e a importância de cuidados.

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o alerta emitido para Mato Grosso do Sul e outros 10 estados do País, ficará válido até às 19h de hoje. O esperado são índices de umidade relativa do ar variando entre 30 e 20%, considerados níveis desérticos.

Neste período, a recomendação é redobrar a ingestão de água e evitar desgaste físico e contato direto ao sol. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros estarão em alerta para eventuais emergências.

A climatologia indica que Mato Grosso do Sul não deve se distanciar do clima desértico, sentido nos últimos dias, durante setembro. O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) aponta que o período será de calor de quase 40°C e chuvas abaixo da média histórica.

Historicamente, setembro já é um mês com temperaturas mais elevadas quando comparado com julho e agosto, por exemplo.  O prognóstico do monitoramento indica que o mês será marcado por chuvas abaixo do esperado, tons laranja do mapa indicam que a redução pode variar de 40 a 50% em praticamente todos os municípios.