Pular para o conteúdo
Cotidiano

Itens descartáveis são usados para a produção de roupas em MS

Iniciativa ajuda a preservar o meio ambiente e também permite a geração de renda
Arquivo -
O Instituto começou a reaproveitar as garrafas de vidro
O Instituto começou a reaproveitar as garrafas de vidro

O que você costuma fazer com as garrafas de refrigerantes, cervejas ou vinho? Você sabia que para o ecossistema esses objetos representam um grande risco? A reciclagem desses materiais acaba não sendo muito vantajosa para as empresas e a decomposição total do vidro na natureza pode durar até um milhão de anos.

Pensando nisso, o Inpa (Instituto Nacional de Proteção Ambiental), associação sem fins lucrativos de , no Mato Grosso do Sul, promove projetos sociais de proteção e preservação ambiental e atua em várias frentes de ações, inclusive, a reciclagem de materiais descartados no meio ambiente.

Recentemente, o Instituto começou a reaproveitar as garrafas de vidro, itens que se acumulam nos lixões, transformando-os em lajotas. O projeto recolhe diariamente cerca de 400 a 1,5 mil quilos de garrafas de vidro na cidade. Além de cooperar com a natureza, o projeto também emprega e capacita catadores da região, permitindo uma geração de renda. 

Marcelo Torres Mendonça, 42, é bombeiro civil, presidente do Inpa e coordenador do projeto de reciclagem das garrafas de vidro. Em entrevista ao O São Paulo, ele explicou sobre a iniciativa e sua responsabilidade social. “Estamos no início do projeto, ainda de forma manual, mas certos de que estamos no caminho certo: cuidar do planeta é responsabilidade de todo cidadão”, afirmou, ressaltando que, toda ação colaborativa, hoje, é uma forma de cuidar do amanhã.

Garrafas Pet em roupas

Com o reaproveitamento das garrafas plásticas, é possível confeccionar, além das camisetas, uniformes, calças jeans, bermudas entre outros itens. Inclusive, o presidente do Inpa destacou que o Instituto fez uma parceria com a prefeitura da cidade para a confecção dos uniformes escolares.
“Junto com as escolas municipais da cidade, o projeto visa a impactar ainda mais! A aquisição dos uniformes pelos alunos onera muito [o orçamento familiar], e com as camisetas a partir da reciclagem, o custo sai basicamente pela metade do preço”, ponderou.

Marcelo Mendonça aproveitou para destacar a importância da educação ambiental nas escolas. A conscientização da população e percepção das pessoas de não jogar lixo e garrafas no lixo, dando o destino correto e sustentável ao vidro.

Como é feita a produção?

Após o recolhimento das garrafas, elas são quebradas e trituradas. Para a fabricação das lajotas são usados uma porção de cimento, areia e o vidro triturado. A mistura é colocada em uma forma que modela e dá consistência à lajota. No processo de produção de cada lajota, utiliza-se de 300 a 400 garrafas de vidro descartadas.

O coordenador enfatizou que o processo de fabricação das lajotas ainda é manual, e que a meta é produzi-las e vendê-las para levantar fundos e, entre as ações, comprar o maquinário para agregar na produção. O objetivo do Instituto é destinar as lajotas, a custo acessível, para a construção de casas, confecção de artefatos artesanais e abranger a construção civil da cidade, da região e expandir para o País.

O coordenador destacou que o vidro triturado substitui o granilite (pedra brita). “A substituição mantém a mesma durabilidade da lajota normal e, sobretudo, contribui para a diminuição da degradação ambiental frente à extração das britas”, disse.

Fonte de renda

Todo dinheiro arrecadado com a venda das lajotas é revertido em renda para as pessoas que trabalham na coleta desses resíduos, e na manutenção dos projetos do Instituto.

(Com supervisão de Guilherme Cavalcante)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Riedel assina autorização para construção de casas às comunidades ribeirinhas

Lorena Maria anuncia término do noivado com MC Daniel: ‘Foi intenso’

Barroso responde a ataques de Trump: ‘no Brasil de hoje, não se persegue ninguém’

Motorista de caminhonete bate de frente com carreta e morre na BR-163

Notícias mais lidas agora

operação turn off

Turn Off: Justiça cita prejuízo de R$ 12 milhões ao manter bens de ex-servidora bloqueados

Julgamento de PM que matou bioquímico em sala de cinema segue sem data marcada

Entregador

Jovem tem orelha dilacerada e artéria rompida após ataque de pit bulls no Jockey Club

Motorista usa ônibus do Consórcio para levar adolescente para casa e manter relações sexuais com menina

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

MEC abre inscrições para prova que vai contratar professores em 35 cidade de MS

Prova Nacional Docente será processo seletivo para a rede estatual e 35 municípios de Mato Grosso do Sul

Emprego e Concurso

Com oportunidades para Capital e interior, Funtrab oferta 3,9 mil vagas em MS

Em Campo Grande, são ofertadas 872 vagas para diferentes áreas de atuação

Trânsito

Engavetamento deixa um caminhoneiro ferido na MS-306, em Costa Rica

Carreta transportava carne de Mato Grosso para São Paulo

Política

Câmara encerra 1º semestre decidindo sobre veto a programa de combate a jogos de azar

Vereadores também votam alteração no Procon Municipal e homenageados no aniversário de Campo Grande antes do recesso