Inscrições para cursos de qualificação profissional gratuitos do IFMS estão abertas

Os cursos são voltados a beneficiários do Programa Auxílio Brasil
| 20/04/2022
- 09:31
IFMS
(Foto: Divulgação/IFMS)

O prazo para inscrições no processo seletivo para cursos gratuitos de qualificação profissional de Microempreendedor Individual (MEI) voltado a beneficiários do Programa ofertados pelo Programa Qualifica Mais Energif e Qualifica Mais Progredir no Instituto Federal de (IFMS) termina neste dia 29 de abril.

São 410 vagas ofertadas nos cursos de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis (80 em Campo Grande e 80 em Três Lagoas) e de Microempreendedor Individual (250 vagas em Campo Grande).

As aulas serão ministradas presencialmente no período noturno (18h50 às 22h45), com possibilidade de atividades desenvolvidas, esporadicamente, também nas manhãs de sábado.

O edital com todas as regras do processo seletivo está disponível na Central de Seleção do IFMS.

Requisitos

Para concorrer à vaga em qualquer dos cursos, o candidato deve possuir mais de 18 anos e ensino fundamental completo.

Para o curso de Microempreendedor Individual, além dos requisitos anteriores, é necessário também ser beneficiário ou dependente de beneficiário do Programa Auxílio Brasil, ou cadastrado no CadÚnico e/ou NIS.

Inscrições

Devem ser feitas exclusivamente pela Página do Candidato. No ato da inscrição, o candidato deve enviar digitalmente, em arquivo único, fotocópia dos documentos listados, em formato .pdf, .doc ou .zip:

  • RG ou outro documento oficial de identificação com foto;
  • CPF ou documento oficial em que conste o CPF;
  • Documento que comprove escolaridade mínima exigida para o curso ou comprovante de escolaridade superior à mínima;
  • Documento que comprove estar em dia com o Serviço Militar, para os brasileiros entre 19 e 45 anos de idade completos ou a serem completados até 31 de dezembro do ano corrente;
  • Foto 3x4 recente.

Seleção

Será feita mediante sorteio eletrônico, previsto para ocorrer em 5 de maio, conforme cronograma do edital. O resultado, com a classificação de todos os candidatos, deve ser publicado no dia 9.

A classificação final do processo seletivo e a convocação em primeira chamada para matrículas estão previstas para 12 de maio.

O início das aulas do curso de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis está agendado para 25 de maio. A qualificação pode ser dividida em duas turmas, sendo uma no primeiro semestre e outra no segundo.

Já o curso de Microempreendedor Individual começa no dia 14 de junho. Ele poderá ser ofertado em etapas no decorrer deste ano.

Veja também

Trechos serão liberados entre terça e quarta

Últimas notícias