Conforme o Detran-MS (Departamento de Trânsito de MS), os interessados devem se inscrever exclusivamente pelo site do órgão, até às 23h59 de hoje. De acordo com o edital, serão 2.280 vagas para categoria A, 1.425 vagas para B, 1.045 vagas para categoria AB e 250 vagas para PcD (Pessoa com Deficiência).

O número de pessoas beneficiadas está dividido por cidades: 1.650 para Campo Grande, 800 para Dourados e região, 300 para Naviraí e região, 300 para Três Lagoas e região, 300 para e região, 250 para e região, 250 para municípios da região da Capital, 250 para Corumbá e Ladário, 250 para e região, 250 para e região, 200 para e região e 200 para Coxim e região.

Requisitos

Para ter acesso ao benefício, o interessado precisa preencher alguns requisitos como estar inscrito no CadÚnico (Cadastro Único) do antes de 19 de fevereiro de 2022 e possuir renda per capita de até meio salário mínimo ou renda total de até dois salários mínimos, saber ler e escrever. Também se faz necessário que o cidadão more em Mato Grosso do Sul há pelo menos dois anos.

Perdem direito ao benefício pessoas que cometeram crime na condução de veículos, tenham CNH ou permissão para dirigir cassada, tenham processo RENACH aberto ou forneçam dados incorretos no ato da inscrição.

Após a inscrição, o Detran-MS terá o prazo de 30 dias para publicação da relação de candidatos aptos a serem atendidos pelo programa, ou seja, que atendem aos critérios, separados por região, categoria de habilitação e classificados.

O departamento irá usar critérios de desempate como idade, menor renda, mais integrantes na família, data e hora de inscrição. Aplicados os critérios de desempate, será feito sorteio entre os beneficiários que permanecerem empatados.

Como se inscrever?

O candidato deve se inscrever no site detran.ms.gov.br, clicando no ícone “CNH MS Social”. Após a publicação de inscritos, o candidato será convocado por edital divulgado no site do Detran-MS a apresentar-se em uma agência com documento de identificação original e igual ao informado na inscrição e cópia do mesmo para abertura do Processo RENACH e captura de imagem.

O Detran-MS (Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul) processo, verificando caixa de saída, lixeira e spam. A orientação é imprimir o comprovante de inscrição após conclusão da inscrição.

“Fiquem atentos aos golpes. O Detran-MS não vai cobrar nenhuma taxa pelo programa e também não irá fazer contato direto com os candidatos, tudo será comunicado através do portal do Detran-MS, as comunicações recebidas por e-mail devem ser verificadas no portal”, alerta a diretora de Educação para o Trânsito, Elijane Coelho.