O verão começou exatamente às 17h48 (horário de MS) desta quarta-feira (21) e o prognóstico feito pelo Cemtec-MS (Centro de Monitoramento do Tempo e Clima de MS) aponta previsão de chuva nos primeiros dias da estação, precipitações irregulares e calor acima do normal no Estado.

Conforme o documento, as chuvas esperadas para o trimestre de Janeiro a Março variam entre 500 a 700mm em grande parte de MS. Já nas regiões do Cone-sul (Iguatemi), Pantanal (Corumbá) e Sudoeste (Porto Murtinho) as chuvas variam entre 400 a 500 mm.

A previsão ainda indica que as chuvas ficarão dentro da média histórica nos primeiros meses de 2023, podendo ficar ligeiramente abaixo ou ligeiramente acima da climatologia. No entanto, não precipitações não devem apresentar grandes desvios.

Segundo o modelo climático do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), a previsão aponta que as chuvas devem ser irregulares em Mato Grosso do Sul no trimestre.

As regiões sul, sudoeste e oeste do estado devem ter precipitações abaixo ou bem abaixo da média climatológica para o período, enquanto as regiões centro-norte, norte e leste devem apresentar chuvas acima ou bem acima do normal.

Dessa forma, os índices apontam precipitação acumulada de até 50% menor quando comparado com a climatologia, principalmente, para o extremo sul e sudoeste do Estado. Já no extremo norte e extremo leste de MS as chuvas podem ficar até 60% acima do que é esperado no verão.

Temperaturas elevadas

Ainda segundo o Inmet, este verão deve ser de 40 a 60% mais quente do que o normal na maioria das regiões de MS, exceto o leste e nordeste que as temperaturas tendem a ficar mais amenas por causa das chuvas.

Os dados apontam que as temperaturas médias estão entre 25-27,5°C na maior parte do estado. No sul do estado entre 22,5-25°C e no extremo oeste entre 27,5-30°C.

Fenômeno La Niña

Oposto ao El Niño, o fenômeno natural La Niña consiste na diminuição da temperatura da superfície das águas do Oceano Pacífico Tropical Central e Oriental.

Dessa forma, a previsão indica 50% de continuidade da La Ninã e 50% de neutralidade para o verão.

Segundo a análise do Cemtec a precipitação deve seguir irregular e abaixo, principalmente no sul de MS, ou dentro da faixa normal para o período do verão. Em relação a previsão climática da temperatura do ar para o verão, os dois modelos preveem temperaturas acima da média histórica para o período.

Características do verão

O verão é caracterizado pelas altas temperaturas, maior disponibilidade de umidade e aumento dos índices pluviométricos. Além disso, no verão, os dias são mais longos que as noites em virtude da maior incidência de radiação solar no Hemisfério Sul.

Outra característica típica do verão são as mudanças repentinas do tempo, ocorrendo chuvas de rápida duração ou pancadas. Assim, a maior frequência de ocorrência dessas tempestades é no período da tarde devido às temperaturas.