Pular para o conteúdo
Cotidiano

Início de inverno será seco com calor de 33°C em Mato Grosso do Sul, aponta Cemtec

Manhãs e noites mais amenas serão registradas nos primeiros dias da estação de inverno
Karina Campos -
inverno chuvas cemtec
(Foto: Henrique Arakaki / Midiamax)

Início de manhã e noite mais amenas e ‘calorão’ durante o decorrer do dia são esperados para os primeiros dias do inverno. De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), o início da estação será marcado pelo clima quente e seco, sem previsão de chuvas em Mato Grosso do Sul.

Nos próximos sete dias também não deve ter registro de queda significativa da temperatura no Estado. É esperada uma nova frente fria apenas no fim do mês de junho, entre os dias 29 e 1º de julho, onde os termômetros marcam de 5°C a 10°C, principalmente na região centro-sul do Estado.

Entre esta terça (21) e quinta-feira (23), o calor predomina em todas as regiões do MS, com tempo estável, sol e poucas nuvens no céu. Durante esta semana, as temperaturas estarão em gradativa elevação. Nestes dias, são esperadas mínimas entre 16°C a 18°C nas regiões do Cone-sul e sul-fronteira e máximas de até 33°C nas regiões do e Norte.

Previsão de Inverno 2022

Seca no inverno

Em Campo Grande, são esperadas mínimas de 18°C a 19ºC e máximas que podem chegar até os 30ºC. Além das temperaturas mais amenas durante a noite e ao amanhecer, características típicas no inverno. A umidade relativa do ar estará em alerta, abaixo dos valores ideais para saúde, variando de 25 a 40%, devido à atuação de massas de ar seco. De forma geral, os sopram do quadrante norte.

“Na estação seca, são observados baixos índices de umidade relativa do ar, que por consequência, favorecem condições propícias para o aumento de incêndios florestais impactando em perdas de biodiversidade, perdas de qualidade do solo, problemas de saúde, alterações nos regimes de chuvas, entre outras consequências”, detalha o monitoramento.

O prognóstico aponta que a média climatológica para o trimestre de julho a setembro mostra que as chuvas variam entre 50 e 300 mm, em grande parte do estado do Mato Grosso do Sul. Já nas regiões do Bolsão (Paranaíba) e Pantanal (Corumbá) as chuvas variam entre 50 a 100mm e na região do Cone-Sul (, Iguatemi, ) entre 200 a 300 mm.

Inverno de seca
Prognóstico de Inverno do

“De acordo com os modelos climáticos, a previsão mostra uma tendência de que as chuvas ficarão entre 40 a 50% abaixo da média climatológica durante o próximo trimestre. A previsão indica continuidade da La Ninã (52%) no trimestre e, provavelmente, irá influenciar nas condições do tempo no inverno. Além disso, a continuidade da La Niña durante o inverno pode favorecer um inverno mais rigoroso do que o normal, com a incursão mais frequente de massas de ar frias”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Na companhia da irmã, Key Alves faz ultrassom para descoberta de sexo do bebê

Carro ocupado por quatro pessoas cai de ponte em Bonito; ninguém ficou ferido

Ciclista de Campo Grande fica em 27º lugar em competição com 3 mil atletas

bolsa família

Beneficiários do Bolsa Família começam a ser pagos a partir desta sexta-feira

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Governador de MS vai para Ásia em busca de parcerias comerciais

Últimas Notícias

Polícia

Caminhão invade preferencial e mata empresário em Amambai

A vítima chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos

Política

‘Trump usa tarifas como arma política’, diz Camila Jara sobre suspensão de carne para os EUA

Frigoríficos de MS tomaram a decisão porque os produtos enviados a partir de agora chegariam após o início da taxa de 50%

Polícia

Padrasto agride enteado, alega ‘atitudes rebeldes’ e pai do menor aciona polícia

A mãe do adolescente confirmou que o marido agredia o filho

Polícia

VÍDEO: Casal é flagrado usando drogas no leito de UPA em Campo Grande

Testemunhas relataram à reportagem que a PM e a GCM foram acionadas para a unidade e encaminharam o homem para a delegacia