Pular para o conteúdo
Cotidiano

Campo Grande encaminha nova proposta e professores fazem assembleia na terça por reajuste

A uma semana das aulas, reajuste dos professores é impasse em Campo Grande
Arquivo -
Uma nova Assembleia deve ser realizada na tarde desta terça-feira (22).
Uma nova Assembleia deve ser realizada na tarde desta terça-feira (22).

A pouco mais de uma semana para o ano letivo começar, o impasse sobre o reajuste salarial entre os professores da Reme (Rede Municipal de Ensino) e a Prefeitura de ainda continua. Nesta segunda-feira (21), o da Capital, (PSD), deve encaminhar uma nova proposta para a categoria.

Segundo o presidente da ACP (Associação Campo-Grandense dos Profissionais da Educação), Lucílio Souza Nobre, a proposta do município desta segunda-feira será discutida em uma assembleia que será realizada na tarde desta terça-feira (22), na sede do sindicato.

Impasse

Este já será o quarto acordo que a Prefeitura tenta realizar com os professores. Os três anteriores foram rejeitados pela categoria durante assembleias e reuniões. Os educadores se mantêm resistentes em reivindicar os 33,24% de reajuste salarial, na contramão, o município diz que não tem condições de arcar com o pedido da classe.

Propostas

No dia 8 de fevereiro, em assembleia-geral, os profissionais da educação pública da Reme rejeitaram a proposta do Executivo Municipal que queria conceder abono de natureza indenizatória, no percentual de 6,29%, aplicado sobre a remuneração de servidor PH2A. O índice era menos de R$ 200 de aumento para todos os profissionais do quadro do magistério da Reme.

No dia 14 deste mês, a prefeitura encaminhou uma nova proposta para os educadores, a qual oferecia um reajuste de 10% no salário base, sendo 5% em março e 5% em dezembro de 2022. Novamente a proposta foi rejeitada pelos professores durante uma assembleia-geral realizada no dia 15 de fevereiro.

Protesto

Após os professores rejeitarem as propostas encaminhadas pela prefeitura, na última sexta-feira (18), centenas de educadores realizaram uma manifestação. A mobilização começou em frente ao sindicato, na rua Sete de Setembro, e foi até a Prefeitura, na Afonso Pena.

Na ocasião, uma comissão da categoria se reuniu com o Prefeito para tentar negociar o reajuste. Após quase duas horas de reunião a portas fechadas no Paço Municipal, a categoria novamente rejeitou uma nova proposta de reajuste salarial. Segundo Marquinhos, além do reajuste de 10,06% a ser concedido este ano, que representa a reposição da inflação, ficaria em acordo a concessão de 11,56% de reajuste em 2023 e mais 11,56% em 2024, alcançando assim os 33,24% referentes ao piso nacional.

Já conforme o presidente da ACP, a proposta não é interessante para a categoria e ficou definido que nesta segunda-feira uma nova proposta será feita pelo Município, que terá resposta da categoria na quinta-feira (24). “O sentimento que fica é precisamos avançar, estamos abertos para diálogo, a categoria dos professores não pode ficar só com esse reajuste”, disse Lucílio logo após a reunião da última sexta-feira.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Dupla que matou jovem em conveniência se apresenta à polícia

Rei da Pornochanchada, David Cardoso se recupera de infecção generalizada causada pela chikungunya

Tarifa social de energia elétrica é aprovada em comissão do Congresso

Atirador em moto dispara nove vezes contra casal em Gol no Aero Rancho

Notícias mais lidas agora

Após reportagem, promotor de Nova Alvorada manda depoimento de servidor para delegacia

Segundo dia: julgamento de Bolsonaro no STF avança e será retomado na próxima semana

VÍDEO: adolescente fica em estado gravíssimo ao ser atropelado no Monte Castelo

cepol amigo

Jornalista é acusado de estuprar menino de 11 anos em Campo Grande

Últimas Notícias

Polícia

Receita e Polícia Federal apreendem cerca de R$ 300 mil em produtos contrabandeados

Entre as mercadorias apreendidas estão produtos eletroeletrônicos

Brasil

CGU abre 40 processos sobre descontos ilegais em pensões do INSS

O PAR é um mecanismo previsto na Lei Anticorrupção

Cotidiano

Familiares fazem vaquinha para Cecília, que nasceu com doença congênita

Bebê nasceu com condição de saúde rara

Esportes

Copa do Nordeste: Bahia vence Confiança por 4 a 1 e encaminha título

Em Aracaju, no confronto de ida da decisão da competição.