Pular para o conteúdo
Cotidiano

Aquário do Pantanal recebe 3 mil peixes para povoamento de tanques temáticos

O Aquário do Pantanal acomodará mais de 230 espécies de animais da fauna do estado de Mato Grosso do Sul e também de outros cantos do mundo
Arquivo -
Ao total
Ao total

Uma visita às dependências da quarentena dos peixes do Aquário do Pantanal e acompanhamento da equipe do Laboratório de Ictiofauna do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de ) no recebimento e preparação de um lote com 3 mil peixes de água doce, foi realizada pelo secretário Jaime Verruck da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Familiar).

O primeiro lote de entrega de peixes já foi realizado, mas um total de 16 mil exemplares devem chegar nos próximos dias. As ações fazem parte da estratégia do Imasul para o povoamento do Aquário do Pantanal. A visita foi acompanhada pelo diretor-presidente do Imasul, André Borges; a diretora de Desenvolvimento, Thais Caramori e o superintendente de Meio Ambiente Turismo, Pedro Mendes. 

No início da semana, o Aquário do Pantanal recebeu os peixes que ficarão nos tanques do circuito interno. Cerca de 40 peixes de três novas espécies descobertas por técnicos do Imasul foram soltos no Tanque Veredas, o primeiro dos 18 tanques que direcionam ao túnel principal. 

O Tanque Veredas demonstra o início do ciclo das águas no bioma alagado, mostrando a relação entre fauna e flora aquática, com elementos como buritis. O aquário possui espaço para acomodar 600 animais de pequeno porte.

Os tanques externos estavam sendo habitados por peixes da espécie pintado, tambaqui, pacu e lambari. O povoamento avançou com a liberação de animais nos viveiros internos.

Conforme o coordenador do Laboratório de Ictiologia do Imasul, o biólogo Heriberto Gimenes Júnior, “todos os protocolos técnico-científicos estão sendo rigorosamente seguidos para garantir saúde, biossegurança e bem-estar aos organismos vivos que estão habitando o Aquário do Pantanal”. 

O Aquário do Pantanal acomodará mais de 230 espécies de animais da fauna do estado de Mato Grosso do Sul e também de outros cantos do mundo. Além dos cardumes do Pantanal e da região de , vão viver no Aquário bichos de cinco continentes: Europa, África, América (Amazônia), Ásia e Oceania.

Ao total, são 33 tanques, sendo 23 internos e oito externos, além de um tanque de abastecimento e outro de descarte de efluentes, totalizando um volume de cinco milhões de litros de água. O maior dos reservatórios é o túnel principal, que levará 1,2 milhão de litros de água para receber animais de grande porte.

A inauguração do Aquário do Pantanal está prevista para a última semana de março.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Moraes diz que ‘organização miliciana’ age de forma ‘covarde e traiçoeira’ sob crivo dos EUA

bolsa

JBS fecha parceria com governo federal para contratar beneficiários do Bolsa Família

nota ms premiada

Cinco sul-mato-grossenses faturam R$ 20 mil em sorteio da Nota Premiada

Consórcio Guaicurus culpa passageira por acidente e contesta indenização: ‘De pé e sem cautela’

Notícias mais lidas agora

Ex-marido que matou Cinira durante emboscada morre na Santa Casa de Campo Grande

Consórcio Guaicurus culpa passageira por acidente e contesta indenização: ‘De pé e sem cautela’

Após ‘zerar’ nota de transparência, MPMS anuncia programa para combater desvios

‘Estupidez de ditaduras’, avalia Zeca sobre polêmica com soldados da PM

Últimas Notícias

Mundo

Trump diz que vai deslocar submarinos nucleares americanos em resposta a provocações da Rússia

Em reposta as ameaças, autoridades russas afirmaram que possuem sistema nuclear a altura para retaliação

Polícia

‘Música para nossos ouvidos’: população defende grito de guerra violento com recém-formados da PMMS

Vídeo viralizou nesta sexta-feira (1º), um dia depois da formatura de 427 novos soldados da corporação

Cotidiano

Pitbull solto em praça no Jardim Panamá mata poodle em passeio com tutora idosa

Tutor do pitbull foi identificado e levado para prestar esclarecimentos na Delegacia de Polícia; ele pode responder por omissão de cautela na guarda de animais

Polícia

Homem é preso transportando mais de 590 tabletes de maconha em Campo Grande

A apreensão foi realizada pela GCM, por meio da Romu