São Judas Tadeu é um dos padroeiros mais tradicionais do Brasil. De acordo com a igreja católica, o dia 28 de outubro é data que remete ao dia de sua morte, 70 anos D.C., morto por sacerdotes pagãos durante uma tentativa de pregar o evangelho.

O Santuário Diocesano São Judas Tadeu, em Campo Grande, celebra a data durante a semana, com diversas atividades de participação dos fiéis, parte do novenário em Honra ao padroeiro. Nesta quarta-feira (26), o padre Miguel Porto fará a ‘Benção dos Remédios’, às 19h30. Esta quarta é o oitavo dia de festividade do novenário.

O presidente da celebração é o arcebispo de Campo Grande, Dom Lara Barbosa. Segundo a programação, haverá benção aos devotos e atendimento dos padres o dia todo na sexta-feira (28).

Programação do dia 28

  • 7h Missa TV Imaculada
  • 7h Missa no Santuário
  • 8h Exposição do Santíssimo e atendimento dos padres
  • 15h Missa no Santuário pelos enfermos
  • 18h30 Terço Mariano
  • 19h Tradicional Procissão luminosa com a imagem do padroeiro
  • 19h30 Missa solene

O santuário está localizado na Rua Fernando Augusto Correa da Costa, 58, Jardim América.

São Judas Tadeu, Santo das causas impossíveis ou urgentes

A Bíblia trata pouco sobre São Judas Tadeu, mas cita que o apóstolo foi escolhido a dedo por Jesus para fazer parte dos 12 apóstolos.

Judas Tadeu é filho de Alfreu, o irmão de José, e Maria Cleofas, prima de Maria, a mãe de Jesus, por isso, tinham um grau direto de parentesco.

Após a ressurreição de Cristo, ele passou a vida pregando os ensinamentos na Galileia, Samaria, Mesopotâmia, Síria, Armênia e Pérsia.

Não há um fato preciso que afirma que o Santo trata causas impossíveis, mas a devoção reforçada pelos fiéis garante haver milagres aos pedidos, isso se espalhou a medida que o nome do apóstolo era conhecido.

No livro ‘St. Jude: Saint of the Impossible’, de Donald Thorman, Jesus teria dito a Santa Brígida, da Suécia, para pedir a São Judas Tadeu para interceder por causas mais difíceis, pois ele estaria mais disposto a ajudar.