Pular para o conteúdo
Cotidiano

IFMS vai apurar conduta de professor por xenofobia: ‘nordestinos podem morrer de fome’

O professor também chegou a fazer apologia à ditadura militar em sala de aula
Mariane Chianezi, Thatiana Melo -
Instituto Federal de MS.(Foto: Divulgação/IFMS)

A IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) vai apurar a conduta de um professor que, durante aula em campus de , a 300 km de , praticou xenofobia contra os nordestinos. Em gravação feita por alunos, ele diz que ‘nordestinos podem morrer de e sede’.

O caso aconteceu nesta quinta-feira (3) durante aula, em conversa sobre política, quatro dias após o resultado das eleições que ocorreram no domingo (30) em que o candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva se elegeu. O professor defende o atual presidente (PL) e, em determinado momento, ataca os moradores da região do Nordeste do país.

Eu fazia os projetos no Pronaf [Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar], e não tinha dinheiro. Agora o cara [Lula] vem falar que investiu na agricultura? nem reforma agrária ele fez. Nada. Desculpe quem é descendente de nordestino, mas para mim pode tudo morrer de fome e sede“, disse.

Os alunos ficam alguns segundos em silêncio com a declaração até que um aluno reclama da afirmação e ele diz que não se importa. “Pode ir lá reclamar, pode ir lá falar”, referindo-se à direção do instituto.

Em nota, o IFMS disse que vai apurar a conduta do professor e que não compactua com os discursos do professor, que também chegou a fazer apologia à ditadura militar em sala de aula.

A Direção-Geral do Campus já iniciou os trâmites para que a instituição apure a conduta do professor por meio da Comissão de Ética e do Núcleo de Apoio à Correição (Nurei). A instituição de ensino, que tem como valores a ética, a transparência e o compromisso social, preza pela liberdade de opinião, mas não compactua com discursos antidemocráticos, preconceituosos e de ódio. Por fim, o IFMS reforça sua missão, que é a de promover a educação de excelência por meio do ensino, pesquisa e extensão nas diversas áreas do conhecimento técnico e tecnológico, formando profissional humanista e inovador, com vistas a induzir o desenvolvimento econômico e social local, regional e nacional“, diz em nota.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Sob vaias, Vasco fica no empate com o Grêmio no Rio e vê pressão aumentar no Brasileirão

Comissão de transição em Bandeirantes é formada com dez membros

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Motorista bate em carros estacionados e derruba muro no Coophavila

Notícias mais lidas agora

bolsonaro

‘Hora de colocar a cara’: políticos de direita se manifestam sobre ato pró-Bolsonaro em MS

Morre idosa atropelada na Avenida Duque de Caxias em Campo Grande

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

Fortaleza sai na frente, mas cede empate ao Bahia e adia reação no Campeonato Brasileirão

Últimas Notícias

Mundo

Zelensky propõe novo encontro sobre cessar-fogo e troca de presos com Rússia

As duas rodadas de negociações realizadas em Istambul entre Rússia e Ucrânia não conseguiram avançar para um cessar-fogo

Trânsito

Motorista é preso após acidente com quatro carros no Coophavila

Carro de condutor ainda destruiu muro de residência

Esportes

Mirassol atropela o Santos em noite pouco inspirada de Neymar e falhas críticas de marcação

Na próxima rodada, o Santos recebe o Internacional em busca da recuperação

Emprego e Concurso

Terminam na segunda inscrições para cursinho pré-vestibular da UFMS

Aulas serão virtuais, de segunda a sexta-feira