O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) abriu inscrições para interessados em participar da para a Semana da Consciência Negra, que será realizada nas unidades de Campo Grande e Três Lagoas. A programação inclui palestras,oficinas  e visitas técnicas às comunidades quilombolas Tia Eva e São João Batista.

Na Capital, o tema da semana será ‘Aquilombar-se: Ciente, Consciente e Atuante’, com atividades presenciais nos dias 17 e 18 de novembro. As palestras e oficinas vão abordar  temas como racismo, discriminação, igualdade social e inclusão. 

“A Semana da Consciência Negra do Campus Campo Grande ofertará uma série de atividades que visam contribuir com o desenvolvimento do estudante, com temas como o respeito à diversidade a valorização da cultura afro. O evento tem o papel de valorizar a população negra nos aspectos social, tecnológico e cultural”, destaca Paula Silva, coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do campus.

Em Três Lagoas, a 12ª edição da Semana da Consciência Negra terá o tema ‘O protagonismo e a diversidade negra na sociedade’. O evento será realizado entre os dias 16 e 19 de novembro, com atividades presenciais e em ambiente virtual. A programação prevê apresentações culturais, palestras, rodas de conversa, oficinas e o Concurso de Beleza Negra.

“Em meio à diversidade de valores e culturas em que estamos inseridos, faz-se necessário repensarmos nossas ações diante das atitudes de desrespeito com os afrodescendentes que formam a maioria da população brasileira. Percebe-se a necessidade de um trabalho constante, proporcionando debates, momentos de reflexão e valorização da cultura africana, compreendendo sua importância para diálogo e convivência harmônica com a diversidade”, explica Patrícia Palmieri, coordenadora da 12ª Semana da Consciência Negra.

Inscrições – Para participar dos eventos, basta acessar a página da Semana da Consciência Negra e escolher uma das unidades. 

O interessado será direcionado para o link de inscrições, onde estão listadas as atividades que serão realizadas em cada local. Todas são gratuitas e abertas ao público externo.

Para mais informações, o contato deve ser feito via e-mail dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do Campus Campo Grande (neabi.cg@ifms.edu.br) ou do Campus Três Lagoas (neabi.tl@ifms.edu.br).