O Ministério da Educação divulgou, nesta sexta-feira (16), os dados sobre o Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), ambos referentes ao ano de 2021. A aplicação das pesquisas foi realizada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

O Saeb foi feito durante a pandemia de Covid-19 e, de acordo com o Ministério da Educação, foram aplicadas medidas sanitárias para garantir a segurança. A pesquisa foi realizada entre 8 de novembro a 10 de dezembro de 2021, com 72 mil escolas públicas e privadas em todo país. No total, 5,3 milhões de estudantes estavam presentes.

Os dados do Saeb apontam que os alunos do segundo ano do ensino fundamental de Mato Grosso do Sul atingiram 724,8 pontos em proficiência em língua portuguesa, pouco abaixo da média nacional de 725,5 pontos. Já a proficiência média nacional em matemática para esse grupo de alunos foi de 741 pontos. Mato Grosso do Sul ficou acima da média nacional com 744,4.

Para a quinta série do ensino fundamental, os alunos do Estado marcaram 202,6 pontos em proficiência em língua portuguesa, abaixo da média nacional de 208. Já na disciplina de matemática, os estudantes sul-mato-grossenses marcaram 209 pontos, também abaixo da média brasileira desta edição em 217.

Os estudantes do nono ano do ensino fundamental marcaram 256,1 pontos em proficiência em língua portuguesa, também abaixo da média nacional de 258. Já em matemática o desempenho dos alunos foi melhor, com 256.3 pontos, contra 256 da média nacional.

A pesquisa também foi aplicada com os alunos do ensino médio. A proficiência dos estudantes de Mato Grosso do Sul em português (274) ficou abaixo da média nacional de 272,1. O desempenho em matemática foi melhor, com 272,1, contra 270 da média brasileira.

IDEB

O Ideb é uma das ferramentas do Inep que monitora o desempenho das escolas e das redes de ensino. O índice varia de 0 a 10, quanto maior o desempenho dos alunos e maior o número de alunos aprovados, maior será o Ideb.

A meta do Brasil para os anos iniciais em 2021 é de 6 pontos, enquanto para os anos finais o objetivo é de 5,5 pontos. 

No grupo de anos iniciais do ensino fundamental, Mato Grosso do Sul marcou 5,4 pontos, abaixo da média nacional em 5,8. Já no grupo dos anos finais do ensino fundamental, o Estado marcou 4,9 pontos, também abaixo da média brasileira em 5,1.

Na faixa do ensino médio, Mato Grosso do Sul, com 3,8 pontos, também não atingiu a média nacional, de 4,2.