Agentes do (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) seguem com a de combate ao uso de inseticidas ilegais em fazendas de Mato Grosso do Sul. Foram apreendidos 107 litros de produtos impróprios para uso.

Segundo o órgão, a operação Ceres, nome dado em referência à deusa romana da agricultura, tem como focos as propriedades de MS que utilizam inseticidas contrabandeados do em lavouras.

Nos últimos dias, já foram fiscalizadas 18 fazendas nos municípios de , , , Ponta Porã e Japorã. Nessas cidades, foram lavrados quatro autos de infração, com o total de multas aplicadas no valor de R$ 95.000,00.

Segundo o Ibama, algumas dessas propriedades depositavam embalagem a céu aberto, outras armazenavam produtos em lugares inadequados. Em uma delas, foram encontrados agrotóxicos com mais de seis meses de vencimento.

Ainda conforme o órgão federal, pela legislação vigente, os usuários deverão efetuar obrigatoriamente a devolução de embalagens vazias a qualquer posto de recebimento ou centro de recolhimento licenciado por órgão ambiental competente e credenciado por estabelecimento comercial.