Pular para o conteúdo
Cotidiano

HU alega hiperlotação e não dá previsão para exame com contraste em idoso internado

"Para uma pessoa que trabalhou a vida toda, agora estar em um corredor de hospital esperando um local mais decente", diz o filho.
Priscilla Peres -
Em estado delicado, idosos passou dias em maca no corredor.(Foto: Fala Povo)

Há cinco dias William Lemes Mello, 26, vive uma verdadeira maratona com o pai internado no Universitário de . Seu pai, o Ercílio Ferreira Mello, 68, passou quatro dias em uma maca no corretor, foi transferido para um quarto, mas segue no aguardo para fazer um exame de arteriografia.

Ercílio tem diabetes, hipertensão e um ferimento grave no pé que o impossibilita de andar. “Para uma pessoa que trabalhou a vida toda, contribuiu e agora estar em um corredor de hospital esperando um local mais decente e sentindo muitas dores”, desabafou o filho, que passou dois dias de acompanhante sentado na cadeira de rodas do pai, pois não havia local adequado para ele sentar.

Na manhã desta quinta-feira (08), o idoso ficou em jejum até às 13h, conforme orientação do hospital para a realização do exame, que foi cancelado depois das 13h. “Aí eu tive que ir atrás de almoço para ele”, conta o filho. Depois de reclamações internamente, Ercílio foi transferido para um quarto na ala amarela.

Willian afirma que o atendimento melhorou muito, na comparação com o corredor, mas ainda não há previsão para que Ercílio passe pelo exame que precisa. “Quando eu falo aqui que meu pai está mal parece que estou mentindo, mas ele precisa de atendimento adequado”, afirma o filho.

Hospital alega superlotação e falta de contraste

Em nota, a (O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian), afirma que a unidade está hiperlotada e que continua recebendo pacientes muito além de sua capacidade contratualizada. Além disso, alega falta de contraste para a realização do exame e, que além de Ercílio, outros 20 pacientes aguardam para a realização do procedimento.

“Quanto ao exame citado, o mesmo necessita de contraste e existe uma escassez do insumo no mercado mundial. O Humap abriu pelo menos três processos licitatórios para aquisição do produto no ano de 2022 (duas tentativas de aquisição por licitação e uma dispensa), todas fracassadas por falta do produto no mercado mundial. Está tentando novamente por dispensa, mas até o momento não tem proposta de nenhum fornecedor. Portanto não tem previsão de compra tão logo. O estoque de contraste das últimas duas semanas já foi obtido através de empréstimos do Hu de Uberlândia. Ninguém mais tem para emprestar. Os critérios de atendimento são definidos pela equipe médica que considera o grau de gravidade das condições de saúde do paciente, sendo que, os casos emergenciais têm prioridade sobre os casos menos graves”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Agredido’ e ‘puxado pelo braço’: Vendedor ambulante denuncia vigilante de supermercado

Ruas de rio: Chuva de 15 minutos deixa vias alagadas em bairro de Campo Grande

Abertas disputas da Copa Brasil de Tênis de Mesa em Campo Grande com 445 atletas inscritos

STF suspende julgamento sobre serviços funerários em São Paulo; entenda

Notícias mais lidas agora

Monteiro acata denúncia de ‘amigos’ de Razuk e suspende no TCE-MS licitação da loteria estadual

Procurado pela Interpol, advogado de MS é preso na Itália

ffms réus

Justiça valida destituição de Cezário e enterra tentativa de voltar ao cargo ‘no tapetão’

Cirurgiões dos EUA testam com sucesso transplante de rim de porco em humano

Paciente é submetida a cirurgia para retirar rim de porco após quatro meses com o órgão

Últimas Notícias

Mundo

Transportadoras marítimas cancelam viagens aos EUA

Agravamento de guerra comercial motivou cancelamentos

Brasil

Motorista que matou jovens na faixa de pedestre acumulava 71 pontos na CNH

Testemunhas alegaram que Brendo estava participando de racha

Cotidiano

Chuva intensa volta a alagar Avenida dos Cafezais em frente a posto de saúde

Situação foi registrada no ano passado e Prefeitura alegou que iria verificar o necessário para solucionar o problema

Política

Procurado pela Interpol, advogado de MS é preso na Itália

Luiz Eduardo Auricchio Bottura, de 48 anos, foi localizado pela polícia após cinco meses do mandado de prisão em aberto