As atividades de acolhimento aos 39 residentes dos programas ofertados pelo Hospital Universitário da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) encerram nesta sexta-feira (4).

A recepção foi organizada pela GEP (Gerência de Ensino e Pesquisa), Coordenadores da Comissão da Residência Médica e Multiprofissional e Supervisores/Coordenadores de Programas e contou com palestras, orientações e treinamentos, principalmente para a utilização do sistema AGHUx. 

As palestras ofertadas foram as seguintes: Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente, com as Enfermeiras Gabrielle Rosa e Silvane Cavalheiro; Pesquisa na Residência, com a Professora Doutora Cássia Reis; Aromaterapia para indução do Trabalho de Parto e Trabalho de Parto, com a terapeuta Marcela Navaretti; Saúde Indígena, com a Enfermeira Indianara Ramires Guarani Kaiowá; Cuidado da Gestante em Rede, com a Enfermeira Obstetra Mariana Farias; e A influência da residência uni/multi profissional na carreira profissional do egresso, com Rodrigo Domingos Souza. 

Os residentes estão distribuídos em três programas e seis áreas. Confira:

  • Residência Médica – 1 residente do Programa de Pré-requisito em Área Cirúrgica Básica, 6 vagas para Pediatria e 6 vagas para Clínica Médica. 
  • Residência Uniprofissional – 6 residentes no Programa Uniprofissional em Enfermagem Obstétrica. 
  • Residência Multiprofissional – Programa Multiprofissional em Saúde Indígena (2 Enfermeiros, 2 Nutricionistas, 2 Psicólogos); Programa Multiprofissional em Saúde Cardiovascular (2 Enfermeiros, 2 Nutricionistas, 2 Psicólogos); Programa Multiprofissional em Saúde Materno-infantil (2 Enfermeiros, 2 Nutricionistas, 2 Psicólogos e 2 Fisioterapeutas). 

A partir deste ano de 2022, o ingresso nos Programas de Residência em Saúde do ocorre por meio do Enare (Exame Nacional das Residências) que é realizado pela Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), estatal vinculada à pasta. 

As unidades de saúde vinculadas às universidades federais atendem pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) e apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.