Pular para o conteúdo
Cotidiano

Horta coletiva no Jardim Colúmbia ajuda criança a enfrentar luta contra leucemia

Por conta do trabalho e isolamento, família recebeu ‘pedacinho’ da horta em casa
Karina Campos -
horta
Pedacinho da horta foi levada ara cultivo na casa de Moisés. (Foto: Divulgação/SEMED)

A horta coletiva no Centro de Convivência do Colúmbia, em , tem servido de respaldo o enfrentamento da luta contra a leucemia do pequeno Moisés Martinez da Silva Souza, de sete anos. A criança participava de oficinas, mas desde fevereiro deste ano, precisou se afastar das atividades, por conta do tratamento contra a doença. Os servidores decidiram levar um pedacinho da horta até a casa do menino.

Moisés havia começado a participar do projeto, ajudando no plantio e cuidados com as hortaliças, entretanto, poucos dias depois foi diagnosticado com leucemia. Ele se afastou das atividades, inclusive da escola. Após um mês internado, o menino voltou para casa, mas com a rotina de idas e vindas ao médico.

 “Para ele é muito difícil porque nós moramos em frente a unidade e ele vê toda a movimentação, o que aumenta a saudade”, contou a do menino, a dona de casa Karina Martinez da Silva. Para amenizar o distanciamento, os colegas e a equipe do Centro de Convivência sempre realizam vídeo chamadas com Moisés.

Mas o que fez a diferença foi a iniciativa, esta semana, da equipe do Centro de Convivência, em levar para a casa da família, um pedacinho da horta que ele ajudou a construir e que, por coincidência, já havia sido iniciada pela Larissa Avelino da Silva, que leciona aulas particulares, providenciada pela Semed (Secretaria Municipal de Educação).

“Mobilizamos os parceiros e doamos adubo e mudas, além de pneus que pintamos como os da unidade para plantar as hortaliças. Agora a família pode produzir, sob nossa orientação, a Hortinha Feliz do Moisés”, contou o coordenador do Centro de Convivência, Alessandro Chaves.

A corrente de solidariedade levou alento à família, que se sentiu ainda mais acolhida pela unidade, traduzindo o objetivo do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, que é reforçar os laços familiares, autoestima e promover o empoderamento do usuário. Em breve, Moisés, a irmãzinha Isabela, de dois anos, os pais e a tia poderão colher beterraba, rúcula, almeirão e couve.

Moises com a horta
Moisés conta que cuida todos os dias da horta. (Foto: Divulgação/)

“Senti que ele evoluiu muito no desenvolvimento social, cultural e no aprendizado quando ele frequentava o Centro de Convivência. Essa atitude, de trazer o projeto da horta aqui para casa tem contribuído muito para o bem-estar dele. É gratificante ver que todos estão torcendo por você, com pensamento positivo, esperando ele retornar saudável para a unidade”, pontuou a mãe de Moisés.

A horta, inclusive, está auxiliando a família a explicar sobre a doença a Moisés. Para facilitar o entendimento do menino, os pais fazem uma analogia, mostrando que neste momento sua saúde precisa de cuidados especiais, assim como as hortaliças, para crescerem saudáveis. “Eu rego todos os dias e estou muito feliz”, disse Moisés.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Cruzeiro e Corinthians empatam em jogo com menor público do ano

Polícia descobre laboratório sofisticado de droga e apreende 1,3 mil quilos de maconha

catan deputado prefeito ms emendas

Com deputado de MS, parlamentares de 14 estados acionam STF para livrar Bolsonaro de medidas cautelares

Palmeiras vence Fluminense de virada no Maracanã

Notícias mais lidas agora

MS alega na Justiça que chineses receberam incentivos para megaindústria, mas abandonaram área

Tarifaço dos EUA: Nelsinho Trad diz que comitiva não tem prerrogativa para negociar

TAMANDUA ENFRENTA ONÇAS NO PANTANAL

Desfecho impensável: tamanduá se recusa a virar comida e enfrenta 3 onças no Pantanal

‘Precisamos respirar’: Padaria interditada anuncia férias coletiva após ação policial no Taveirópolis

Últimas Notícias

Esportes

Santos perde para o Internacional na Vila e segue na zona de rebaixamento

Com o resultado, o time paulista permanece na 17ª colocação do Brasileirão

Esportes

Flamengo vira aos 39 do segundo tempo contra o Bragantino e encosta no Cruzeiro

O resultado mantém o time rubro-negro firme na vice-liderança, com 33 pontos

Polícia

Choque recupera SUV de luxo que seria vendida por R$ 40 mil no Paraguai

A abordagem ocorreu nas imediações de um atacadista na região do bairro Santo Antônio, em Campo Grande

Cotidiano

MS tem mais de 4,6 mil monitorados por tornozeleira eletrônica

A medida ganhou destaque nacional após o ministro Alexandre de Moraes determinar o uso pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)