Pular para o conteúdo
Cotidiano

Horta coletiva no Jardim Colúmbia ajuda criança a enfrentar luta contra leucemia

Por conta do trabalho e isolamento, família recebeu ‘pedacinho’ da horta em casa
Karina Campos -
horta
Pedacinho da horta foi levada ara cultivo na casa de Moisés. (Foto: Divulgação/SEMED)

A horta coletiva no Centro de Convivência do Colúmbia, em , tem servido de respaldo o enfrentamento da luta contra a leucemia do pequeno Moisés Martinez da Silva Souza, de sete anos. A criança participava de oficinas, mas desde fevereiro deste ano, precisou se afastar das atividades, por conta do tratamento contra a doença. Os servidores decidiram levar um pedacinho da horta até a casa do menino.

Moisés havia começado a participar do projeto, ajudando no plantio e cuidados com as hortaliças, entretanto, poucos dias depois foi diagnosticado com leucemia. Ele se afastou das atividades, inclusive da escola. Após um mês internado, o menino voltou para casa, mas com a rotina de idas e vindas ao médico.

 “Para ele é muito difícil porque nós moramos em frente a unidade e ele vê toda a movimentação, o que aumenta a saudade”, contou a do menino, a dona de casa Karina Martinez da Silva. Para amenizar o distanciamento, os colegas e a equipe do Centro de Convivência sempre realizam vídeo chamadas com Moisés.

Mas o que fez a diferença foi a iniciativa, esta semana, da equipe do Centro de Convivência, em levar para a casa da família, um pedacinho da horta que ele ajudou a construir e que, por coincidência, já havia sido iniciada pela Larissa Avelino da Silva, que leciona aulas particulares, providenciada pela Semed (Secretaria Municipal de Educação).

“Mobilizamos os parceiros e doamos adubo e mudas, além de pneus que pintamos como os da unidade para plantar as hortaliças. Agora a família pode produzir, sob nossa orientação, a Hortinha Feliz do Moisés”, contou o coordenador do Centro de Convivência, Alessandro Chaves.

A corrente de solidariedade levou alento à família, que se sentiu ainda mais acolhida pela unidade, traduzindo o objetivo do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, que é reforçar os laços familiares, autoestima e promover o empoderamento do usuário. Em breve, Moisés, a irmãzinha Isabela, de dois anos, os pais e a tia poderão colher beterraba, rúcula, almeirão e couve.

Moises com a horta
Moisés conta que cuida todos os dias da horta. (Foto: Divulgação/)

“Senti que ele evoluiu muito no desenvolvimento social, cultural e no aprendizado quando ele frequentava o Centro de Convivência. Essa atitude, de trazer o projeto da horta aqui para casa tem contribuído muito para o bem-estar dele. É gratificante ver que todos estão torcendo por você, com pensamento positivo, esperando ele retornar saudável para a unidade”, pontuou a mãe de Moisés.

A horta, inclusive, está auxiliando a família a explicar sobre a doença a Moisés. Para facilitar o entendimento do menino, os pais fazem uma analogia, mostrando que neste momento sua saúde precisa de cuidados especiais, assim como as hortaliças, para crescerem saudáveis. “Eu rego todos os dias e estou muito feliz”, disse Moisés.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Após pedido de interdição judicial, bar chique abre normalmente nesta sexta-feira

A Nova Era das Apostas Esportivas no Brasil: Regras, Licenciamento e Fiscalização Rigorosa

deputado pollon

‘Desgaste fiscal e redução de competitividade’, defende Pollon sobre congelamento bilionário

MS vacina meio milhão de pessoas contra influenza e lidera ranking de imunização nacional 

Notícias mais lidas agora

Desvios na Educação: Nem funcionários conhecem empresa com venda milionária na gestão de Reinaldo

Corrupção no TCE-MS: Justiça mantém ação que cobra R$ 19,3 milhões de Waldir Neves e Cícero

maquininha cartão

Viagens e compras mais caras: entenda os impactos do aumento do IOF em MS

Copa Pantanal de Voleibol prossegue neste final de semana no Cemte e Guanandizão

Últimas Notícias

Política

TSE marca julgamento que pode anular candidatura de prefeito eleito em Bandeirantes para 29 de maio

Álvaro Urt foi eleito como prefeito, mas teve a candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral e tenta reverter decisão em instância superior

Famosos

João Guilherme causa alvoroço em rede social ao comentar vídeo de influencer comprometida

Situação dividiu opiniões na rede social

Cotidiano

Ministe´rio abre investigação sobre novo caso suspeito de gripe aviária em MS

Caso suspeito foi registrado na cidade de Jardim nesta sexta-feira. Na quinta-feira, primeira suspeita aconteceu em Angélica

Polícia

Motorista que causou acidente e fugiu com vítima no capô é condenado a 9 anos de prisão

Landerson Correa Texeira passou por Júri Popular nesta sexta-feira