As irmãs Andrea Fim, de 36 anos, e Adriana Fim, de 32 anos, foram ao Itamarati na manhã desta terça-feira (29), para acompanhar a de Jair Bolsonaro a Mato Grosso do Sul. Na época em que o presidente serviu ao na cidade de Nioaque, homenageou o pai delas, Roque Antônio Fim, também militar, com o título de Honra ao Mérito pelos serviços prestados. 

Andreia é filha de militar homenageado por Bolsonaro nos anos 80. Foto: Henrique Arakaki

Ao Midiamax, as irmãs relataram que a homenagem sempre foi motivo de orgulho. Por este motivo, elas estiveram no assentamento Itamarati, em , a 346 quilômetros de Campo Grande, na tentativa de falar com o líder do Executivo Nacional, durante entrega de títulos a produtores rurais da agricultura familiar. O objetivo é apresentar o documento ao presidente e relembrar a história.

“Se tiver a chance, com certeza quero me aproximar e mostrar esse documento a ele”, disse Andrea. “Temos muito orgulho do nosso pai ter prestado serviço ao Exército, ainda mais com nosso presidente”, completou Adriana, pontuando que o encontro tem ainda mais importância, uma vez que o pai já está falecido.

Saudações a Bolsonaro

Valdir mostrou ao Midiamax foto dele com o presidente em 2020. Foto: Henrique Arakaki

Como de costume, as agendas do presidente costumam estar lotadas de adeptos. Vários comboios se deslocaram, entre eles, um grupo formado por ex-militares que serviram ao lado do presidente entre o final da década de 70 e o início dos anos 80 em Nioaque. Valdir Rodrigues da Silva disse que foi militar ao lado de Bolsonaro em 1979, 1980 e 1981. 

Ele e familiares elaboraram camisetas personalizadas para demonstrar o carinho que têm pelo presidente. Valdir, inclusive, exibe com orgulho a foto de seu reencontro em 2020, em Nioaque. “Nos falamos muito quando eu o vi em 2020. Tive certeza de que era o mesmo cara gente boa, humilde e simples que conheci. Tenho certeza de que nada mudou nesses 40 anos”, destacou.

Até mesmo a ministra Tereza Cristina, que participa do evento, foi alvo de tietagem. Moradores exibiam a faixa com a seguinte frase: “Tereza Cristina, a Ministra do Assentamento Itamarati”.