Hemosul segue com atendimento até às 12h neste sábado e convoca doadores para repor estoques de sangue O- e O+

Aos sábados, o hemocentro trabalha com demanda espontânea, sem necessidade de agendamento
| 29/01/2022
- 12:14
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa. - Divulgação

O Hemosul Coordenador de Campo Grande abre as portas para atendimento ao público até as 12h neste sábado (29), e a convocação é especialmente para os voluntários que possuem tipagem sanguínea O+ e O-, que estão com estoques em situação de alerta. 

No entanto, outros tipos sanguíneos também são bem-vindos à unidade. 

Devido à pandemia de Covid-19, o Ministério da Saúde e a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) atualizaram as regras para doação de sangue.

Sendo assim, os novos critérios são: pessoas com diagnóstico positivo ou suspeito podem doar depois de 10 dias da completa recuperação da doença; quem testou positivo e não apresentou sintomas da doença, pode doar 10 dias após o teste; quem teve contato com caso positivo, pode doar 7 dias após o último contato; pessoas em isolamento voluntário ou por indicação, podem doar ao final do período.

Aos sábados, o hemocentro trabalha com demanda espontânea, sem necessidade de agendamento, basta comparecer à unidade com documentos pessoais, estar bem alimentado e bem de saúde.

Além dos critérios tradicionais como: ter entre 16 a 69 anos e pesar 55 kg ou mais, é importante ficar atento ao intervalo necessário para quem se vacinou contra a Covid: Coronavac são 48h e para a Astrazeneca, Pfizer e intervalo de 7 dias. O Hemosul também reforça que doenças respiratórias deixam o doador inapto enquanto doente.

As medidas de biossegurança adotadas na Rede Hemosul desde o início da pandemia seguem, para garantir um ambiente saudável aos doadores, como: álcool gel, uso obrigatório de máscara, limpeza frequente dos ambientes, distanciamento das cadeiras de espera e coleta.

Para mais informações acesse o site www.hemosul.ms.gov.br ou mesmo nas do Hemosul: @hemosulms.

Veja também

Usuário do WhatsApp diz que aplicativo sem o ‘online’ vai tirar a graça de conversar com as pessoas

Últimas notícias