Governo realiza mutirão para trans que desejam retificação de nome e gênero do registro

Atendimento acontece na próxima segunda-feira (28) no Memorial da Cultura
| 26/01/2022
- 11:23
Atendimento é gratuito.
Atendimento é gratuito. - (Foto: Divulgação/Governo do Estado)

Para celebrar o Dia da Visibilidade Trans, o Governo do Estado realiza na segunda-feira (28) um de atendimento para auxiliar pessoas trans que queiram retificar o nome e gênero do registro civil.

A Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas LGBT+ realiza o atendimento no Memorial da Cultura Apolônio de Carvalho, localizado na Avenida Fernando Corrêa da Costa, nº 559, no centro de Campo Grande, das 14h às 18h.

Além de orientações das atividades, serão oferecidos os servidos de auxílio para retiradas das certidões negativas; solicitação pela Defensoria Pública Estadual da Declaração de Hipossuficiência para taxas cartoriais (para pessoas que atenderem aos critérios), e serviços prestados pelo Centro Estadual de Cidadania LGBT+.

“É uma grande satisfação acompanhar mais uma ação efetiva para o fomento da cidadania através da SubsLGBT e demais parceiros, colocando a estrutura da Secic à disposição da população trans. Com toda certeza, informação é fundamental para garantir o acesso aos serviços e pleno gozo dos direitos, assegurando mais dignidade e enfrentando as barreiras do preconceito”, disse o titular da Secretaria de Estado de Cidadania e Cultura, João César Mattogrosso.

“O objetivo é comemorar o Dia da Visibilidade Trans, celebrado no dia 29 de janeiro, e, principalmente, assegurar a essas pessoas que vivem em situação de tamanha fragilidade social a garantia de um direito básico, que é o direito à retificação de nome, orientando-os e munindo-os de todas as informações para que assim possam ser chamados pelo nome que escolheram”, explica o Subsecretário de Estado de Políticas Públicas LGBT+, Bastos.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3316-9191.

Veja também

Hélio Peluffo (PSDB) divulgou nota nesta quinta sobre ataque ao prefeito de Pedro Juan Caballero

Últimas notícias