srael havia registrado um caso raro de infecção dupla de gripe e Covid-19 em uma mulher grávida

Co-infecção não é novidade

Clinical Infectious DiseasesInternational Journal of Epidemiology

Em abril de 2021, a infectologista Claudia Maruyama, do Hospital San Gennaro, em São Paulo, reforçou ao VivaBem a importância da vacinação contra a  justamente para impedir a co-infecção. “A imunidade contra a gripe ainda evita a possibilidade da infecção pelo coronavírus e , o que pode agravar a doença, aumentando as chances de óbito”, alertou à época.

Além da vacinação em dia, o aumento nos casos de síndrome respiratória no fim de 2021 provocados tanto pela covid-19 como pela variante Darwin do vírus da influenza fez com que os especialistas recomendassem a manutenção das medidas preventivas —uso de máscara em ambientes fechados, distanciamento social e evitar locais aglomerados, além da higiene frequente das mãos— a fim de controlar o número de infectados e impedir uma sobrecarga do sistema de saúde.

MS em alerta

O alerta sobre a Flurona, que é a infecção simultânea pela Covid-19 e o vírus Influenza, fez as autoridades de Saúde, em Mato Grosso do Sul, prepararem medidas de combate à doença, como o aumento de testes e reforço nas campanhas de vacinação. 

“Estamos em alerta com esses casos e vamos agora fazer o rastreamento das duas doenças, fazendo a imunização tanto da Covid quanto da Influenza. Quanto mais vacinados menos casos concomitantes teremos, como já está ocorrendo em outros países. Faremos testagens, quanto mais melhor e precisamos contar com o apoio da população, que ainda está arredia quanto à imunização e testagem”, afirmou ao Jornal Midiamax o secretário estadual de saúde, Geraldo Resende.

No caso de Campo Grande, a Secretaria Municipal de Saúde ressaltou que, até o momento, não há nenhum registro de paciente infectado com Covid-19 e Influenza ao mesmo tempo.

*Com informações: Viva Bem UOL