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Cotidiano

Financiada pela Itaipu, ponte será construída entre Paranavaí e Taquarussu

A ponte será sobre o rio Paraná, ligando a BR-376 entre Paraná e MS
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Ponte deve ser construída sobre o Rio Paraná
Ponte deve ser construída sobre o Rio Paraná

A direção da Binacional vai liberar recursos para a realização dos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) para a construção de uma ponte sobre o Rio Paraná, ligando a BR-376 entre Paranavaí, no Paraná, e , em .

A notícia foi repassada ao governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), pelo governador do Paraná, Júnior (PSD). Conforme ofício encaminhado ao Estado, a Itaipu Binacional está formalizando o Convênio que propiciará a execução do estudo da Ponte sobre o Rio Paraná. Sendo assim, o Estado do Paraná elaborou orçamento, que inclui como objeto do estudo, a referida ponte, bem como as ligações rodoviárias necessárias em ambos os estados, de forma a permitir fluidez e trafegabilidade.

Segundo informações do governo estadual, o valor orçado é de  R$ 3.012.788,00, para a materialização do estudo, que fortalecerá a tomada de decisão quando da execução das obras necessárias.

Tratativas

As tratativas sobre a nova ponte tiveram início em 2021 entre o Governo do Estado, por meio da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), e diretoria da Itaipu em projetos relacionados à logística e à conservação do solo e da água em Mato Grosso do Sul. Os projetos devem ampliar a atuação da Itaipu Binacional em território sul-mato-grossense.

De acordo com o titular da Semagro, Jaime Verruck, a ligação é de vital importância para Mato Grosso do Sul, pois criará um novo corredor de transporte para o escoamento da produção agrícola entre os dois estados, encurtando  o caminho até o Porto de Paranaguá, que é feito atualmente via Maringá.

Encurtar o caminho

Atualmente, para se fazer a rota de produção do Mato Grosso do Sul ao Porto de Paranaguá, é preciso passar por duas Barragens [Primavera e Rosana] e estradas em situações que já chegaram ao colapso, com congestionamentos. A construção da ponte e a ampliação da BR-376 vão trazer um encurtamento do trecho, facilitando a exportação de mercadorias de forma mais eficaz.

Junto com a ponte será realizada a duplicação da rodovia BR-376 que permitirá aos caminhões transitarem por Porto São José, no município de São Pedro do Paraná, o que irá facilitar o transporte de mercadorias do Mato Grosso do Sul.

O custo estimado da obra seria de R$ 850 milhões e inclui a construção de uma ponte sobre o Rio Paraná, com a possibilidade de economia com a utilização de barreiras New Jersey. O projeto contempla 95 quilômetros de duplicação da BR-376 no trecho paranaense e outros 30 quilômetros em pista simples no Mato Grosso do Sul. A ligação pela rodovia seguiria a partir de Paranavaí, que já teve 33 quilômetros duplicados, parte de um aditivo acertado pelo Governo do Estado com a Concessionária que administra o trecho.

Com assessoria

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