A PMA (Polícia Militar Ambiental) capturou um filhote de onça-parda em canavial após ele ser abandonado pela mãe durante colheita de cana em Rio Brilhante, cidade a 160 quilômetros de Campo Grande.

Policiais ambientais capturaram e encaminharam o animal ao CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) em Campo Grande, no final na manhã desta segunda-feira (17). O animal fora avistado pelos funcionários de uma empresa sucroenergética, durante os trabalhos de colheita da cana-de-açúcar.

Equipe da polícia ambiental foi ao local após ser avisada pelos funcionários e iniciou as buscas no trecho de canavial não colhido deixado pelos funcionários, em razão de o filhote estar escondido no local, onde foi localizado.

Ainda segundo a PMA, ao considerar que a mãe do filhote não voltaria mais para buscá-lo, em razão da grande movimentação e barulho no local e a retirada da cana e que já havia risco ao animal devido à falta de alimento e água, a onça foi capturada com uso de cambões e colocada em uma caixa de contenção.

A PMA acredita que a onça mãe teria fugido e abandonado o filhote, em razão do barulho das máquinas e a movimentação das pessoas. A equipe entregou o filhote ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres, em Campo Grande.