Outra reivindicação é a regulamentação de pagamento de um bônus de produtividade aos auditores, conforme, previsto desde 2016 em negociação do governo com a classe.

Reunião

Nesta quarta, auditores da estiveram reunidos pela segunda vez desde o início do movimento com despachantes aduaneiros. Eles explicaram os motivos da operação e pediram apoio e paciência aos profissionais. Os despachantes são os representantes de empresas encarregados de acelerarem os procedimentos burocráticos de exportação de importação.

No começo da semana o presidente da Asimpexpp (Associação dos Importadores e Exportadores de Ponta Porã), Alexandre Reichardt, disse que via com preocupação o prolongamento do movimento dos auditores sem a perspectiva de acordo com o governo.

Ele ressaltou que como reflexo da operação já está ocorrendo o desabastecimento de alguns produtos na região e dificuldades da contratação de fretes que tenha destino ou passem pela região. A operação Padrão também está sendo realizada em outras duas unidades alfandegárias em MS: Corumbá e Mundo Novo.

Além da operação, o presidente do Nacional no Estado, Anderson Novaes, relembra que outras ações estão sendo implementadas na mobilização da categoria para pressionar o governo, como: entrega desde dezembro do ano passado dos cargos de chefia ocupados pelos auditores, ampliação da meta “zero” para todos os setores e atividades, de modo que fiscalizações fiquem sem resultado e sem encerramento e a paralisação de todos os projetos operacionais.

Segundo Novaes, nesta quarta-feira foram oficializadas em Diário Oficial as primeiras exonerações dos cargos entregues pelos auditores. A Sindifisco Nacional se prepara para entrar na Justiça nesta semana com ações para assegurar o direito dos auditores entregarem os cargos de chefia, nos locais nos quais não houve a publicação da exoneração.